Em jogo para ‘cumprir tabela’ na Série B do Brasileirão, América e Cuiabá empataram por 1 a 1, neste domingo (16). O primeiro tempo ficou marcado pela forte chuva e ‘pouco futebol’ no Independência, em Belo Horizonte. Já na segunda etapa, Willian Bigode marcou para o Coelho, e Carlos Alberto fez para os visitantes.
O jogo pouco valia para América e Cuiabá. Isso porque os times chegaram ao Independência sem chances de brigar pelo acesso à Primeira Divisão e matematicamente longes do rebaixamento. A permanência do Coelho, inclusive, foi garantida nesse sábado (15), quando o Athletic empatou com o Coritiba no Couto Pereira.
Ainda assim, com o resultado, o América chegou ao 12º lugar, com 46 pontos, ultrapassando o Villa Nova. O Cuiabá vem logo em seguida, em 11º, com 51 pontos.
Próximos confrontos
O América encerra a Série B longe de seu torcedor. O Coelho visita o Athletico-PR no próximo domingo (23), às 16h30 (de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba. O duelo tende a ser decisivo, tendo em vista que o Furacão segue vivo na briga por vaga na Primeira Divisão e pelo título da Série B.
Já o Cuiabá terá pela frente o Criciúma, outro time que está na luta pelo G4 e precisa da vitória se quiser se garantir na elite nacional sem depender de outros resultados. As equipes se enfrentam na Arena Pantanal, em Cuiabá, no mesmo dia e horário do jogo entre América e Athletico-PR.
O jogo
Primeiro tempo
O duelo no Independência ficou marcado pela forte chuva. O gramado do estádio no Horto teve dificuldade de aguentar o ‘toro’ que caiu em Belo Horizonte, e muitas poças se formaram no campo. Ainda assim, o goleiro Cássio, do América, foi obrigado a trabalhar graças ao primeiro tempo acima da média dos visitantes.
Pé d'água
A chuva apertou ainda mais durante o intervalo, o que obrigou os times a permanecerem no vestiário além da conta. Enquanto isso, funcionários do estádio tentavam a todo custo tirar o excesso de água do campo usando rodos. Foram 40 minutos de espera, e a partida foi reiniciada após leve trégua da chuva.
Segundo tempo
Logo no início do segundo tempo, o Cuiabá tratou de abrir o placar. Aos três minutos, Carlos Alberto foi lançado pela esquerda, invadiu a área e chutou no canto de Cássio: 1 a 0. Porém, logo depois, o América deu números de igualdade ao jogo. Willian Bigode recebeu passe de Rafa Silva e tocou na saída de Luan Poli: 1 a 1.
Ficha do jogo
América 1 x 1 Cuiabá
América
Cássio; Júlio, Ricardo Silva (Arthur Sousa), Emerson, Paulinho; Felipe Amaral, Kauã Diniz, Yago Souza, Thauan; Willian ‘Dubgod’ (Guilherme Pato) e Rafa Silva. Técnico: Alberto Valentim.
Cuiabá
Luan Poli; Nathan Cardoso, Calebe, David; Denilson, Patrick de Lucca (Jadson), Sander, Max; Victor Barbosa (Eduardo Vinicius), Nino Paraíba e Carlos Alberto (Asad). Técnico: Eduardo Barros.
Gols
Willian (12min do 2T), para o América, Carlos Alberto (3min do 2T), para o Cuiabá
Cartões amarelos
Rafa Silva (12min do 1T) e Yago Souza (20min 1T), do América; Max (25min do 2T), do Cuiabá
- Motivo: 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: domingo, 16 de novembro de 2025, às 16h30 (de Brasília)
- Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
- Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
- Assistentes: Gizeli Casaril (SC) e Anne Kesy Gomes de Sa (AM)
- Quarto árbitro: Andreza Helena de Siqueira (MG)
- VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)