Virada mantém Athletico-PR na briga pelo título da Série B e adia festa do Coritiba

Furacão venceu a Ferroviária com gol no último lance e encaminhou o acesso à elite do futebol nacional

Athletico-PR pode ‘tirar’ título do Coritiba na 38ª rodada da Série B

A vitória do Athletico-PR com um gol no último lance sobre a Ferroviária-SP, neste domingo (16), impediu o título antecipado do Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro. O Furacão se mantém na disputa pela taça da Segunda Divisão nacional e encaminhou o retorno à elite do futebol nacional.

Renan Peixoto marcou um gol aos 50 minutos do segundo tempo na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, no interior de São Paulo. A bola na rede do atacante rubro-negro levou os treinados de Odair Hellmann ao 2 a 1 fora de casa — chegando aos 62 pontos e retornando à 2ª colocação.

O Coritiba soma 65 pontos e depende apenas de um empate na última rodada para se tornar o maior vencedor da Série B. A equipe coxa-branca visita o Amazonas no próximo domingo (16), às 16h30 (de Brasília), na Arena da Amazônia, em Manaus (AM).

O Athletico-PR entra em campo na mesma data e horário, contra o América, na Arena da Baixada, em Curitiba. O empate já garante o Furacão na Série A de 2026.

Nesse sábado (15), o Coritiba empatou em 0 a 0 com o Athletic e perdeu a oportunidade de garantir a taça da Série B — diante de mais de 30 mil torcedores presentes no Estádio Couto Pereira.

Ferroviária-SP 1 x 2 Athletico-PR

O Athletico ensaiou uma pressão desde o apito inicial. A melhor chance, porém, surgiu somente aos 26 minutos.

Patrick recebeu passe de Léo Derik após bate-rebate na intermediária. O meio-campista cruzou para Bruno Zapelli que, de cabeça, obrigou Denis Júnior a fazer uma grande defesa.

Ferroviária coloca duas bolas na trave em sequência

Logo no lance seguinte à melhor oportunidade do Furacão no primeiro tempo, a Ferroviária achou um contra-ataque muito perigoso. Juninho carregou a bola até a entrada da área, mas foi bloqueado por Léo derik na hora do arremate.

Em seguida, Juninho recebeu novamente e finalizou na trave. No rebote, Fabricio Daniel ‘carimbou’ o travessão em ‘pancada’ de fora da área.

Atheltico tenta responder

O volante Felipinho, que já havia arriscado um chute de longe sem perigo, tentou novamente aos 41' da primeira etapa. O atleta aproveitou o espaço para testar o goleiro da Ferroviária, que fez a defesa.

No começo do segundo tempo, Viveros quase abriu o placar. O atacante colombiano arrematou na rede pelo lado de fora, aos 3'.

Uma nova boa chance veio com Leozinho, aos 15'. O atacante recebeu de Zapelli, dominou, conduziu e bateu para defesa de Denis Júnior.

O goleiro da Locomotiva brilhou novamente no minuto seguinte. Leozinho apareceu outra vez, desta vez cruzando para Patrick. O meia, livre, cabeceou para nova defesa do camisa 41.

Santos falha e entrega gol para Ferroviária

Talvez o nome mais experiente do Athletico, o goleiro Santos cometeu uma falha bizarra e entrou um gol para a Ferroviária aos 27' da etapa complementar. Uma bola lançada ao ataque ficou ‘na boa’ para o ídolo rubro-negro, que não dominou e viu Fábio chegar na bola.

O atacante da Locomotiva ficou sozinho, sem goleiro, e abriu o placar: 1 a 0 para Ferroviária.

João Cruz marca golaço

O meio-campista João Cruz entrou no segundo tempo e deixou tudo igual no placar. Aos 40', o jovem do Caju cobrou uma falta de longe, na esquerda, e encobriu o goleiro da Ferroviária: 1 a 1, empata o Athletico.

Athletico-PR marca no fim

No ‘apagar das luzes’, Leozinho cruzou para Renan Peixoto, de cabeça, virar a partida para o Athletico-PR. Com 50 minutos do segundo tempo, o time paranaense garantiu mais três pontos e encaminhou vaga na Série A.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...