Coritiba empata com Athletic, garante acesso, mas adia título da Série B

Equipe coxa-branca confirmou sua vaga na elite do futebol brasileiro de 2026, e perdeu a oportunidade de levantar a taça da Segunda Divisão no Couto Pereira

Coritiba de Sebastian Gómez jogou no Couto Pereira lotado

O Coritiba empatou com o Athletic por 0 a 0, neste sábado (15), em jogo válido pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado garantiu o acesso da equipe coxa-branca à elite do futebol nacional de 2026, mas adiou o título da Segunda Divisão.

O time paranaense soma 65 pontos, seis de diferença para o Athletico-PR, que ainda joga neste domingo (16) e pode alcançar a pontuação do líder na última rodada. Uma nova vitória — ou até mesmo um empate — do Coritiba no próximo compromisso, porém, garante o troféu.

Já o Esquadrão de Aço subiu para a 15ª colocação, com 41 pontos. Botafogo-SP e Ferroviária ainda jogam na rodada e podem ultrapassar a equipe mineira na tabela de classificação.

O próximo compromisso do Coritiba será contra o Amazonas, no domingo (23), às 16h30 (de Brasília). A partida será realizada na Arena da Amazônia, em Manaus (AM). Na mesma data e horário, o Athletic recebe o Paysandu na Arena Sicredi, em São João del-Rei (MG).

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi extremamente truncado. Nenhuma chance concreta surgiu até os 32', quando Geraldes recebeu dentro da área, pela esquerda, e cruzou para Welinton Torrão. O atacante do Athletic escorregou na hora do arremate e mandou a bola para fora.

A primeira grande oportunidade do Coritiba aconteceu aos 38'. Depois de um bate-rebate, a bola sobrou para Dellatorre que, de primeira, finalizou na trave — após desvio na zaga dos mineiros.

Aos 15' da etapa complementar, Iury Castilho cabeceou para fora após cruzamento. Quase gol do Coritiba.

Com 25', o Athletic por pouco não abriu o placar. Wesley Gasolina lançou para Marcelo Ajul que, de cabeça, ‘tirou tinta’ da trave de Pedro Morisco.

Na sequência, Dellatorre voltou a ter uma chance de marcar para o Coritiba. O atacante recebeu cruzamento de Everaldo e chutou pela linha de fundo.

Nos acréscimos, Lucas Ronier viu o goleiro Adriel defender o seu perigoso chute. O placar ficou assim no Couto Pereira — sem gols e sem a definição do campeão da Série B.

Coritiba 0 x 0 Athletic

Escalação do Coritiba

Pedro Morisco; Alex Silva (Zeca), Maicon, Jacy Maranhão e Bruno Melo (João Almeida); Sebastian Gómez, Carlos De Pena (Everaldo) e Vini Paulista (Filipe Machado); Lucas Ronier, Iury Castilho (Gustavo Coutinho) e Dellatorre. Técnico: Mozart Santos.

Escalação do Athletic

Adriel; Douglas Silva, Marcelo Ajul, Jhonathan e Wesley Gasolina; João Miguel (Fabrício Isidoro), Fernando Martínez e Geraldes (Alason Carioca); Neto Costa (Gabriel Índio), Welinton Torrão (Ezequiel) e Guilherme Cachoeira (Kauan). Técnico:

Motivo: 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 15 de novembro, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Cartões amarelos: João Almeida, Gustavo Coutinho, Everaldo (Coritiba); Neto Costa, Marcelo Ajul, João Miguel, Jhonathan, Martínez, Kauan (Athletic)
Público: 33.648 torcedores
Renda: R$ 579.554,00

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...