Ouvindo...

América leva sufoco, mas vence o Botafogo-SP e pode terminar rodada no G4 da Série B

No Independência, Coelho fez grande primeiro tempo, mas sofreu pressão na segunda etapa e sustentou a vitória por pouco na abertura do returno

No sufoco, o América venceu o Botafogo-SP por 3 a 1 nesta sexta-feira (9), em partida da 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na abertura do returno da competição, o Coelho contou com gols de Marlon, Fabinho e Daniel Jr. no Independência, enquanto Alexandre Jesus balançou a rede para a Pantera.

Com o resultado, a equipe americana vai a 33 pontos e assume provisoriamente a 4ª posição na tabela. Para se manter no G4, o América precisa torcer contra o Vila Nova, que visita o Guarani na segunda (12). O Botafogo-SP, por sua vez, fica com 22 pontos, em 16º lugar.

Vale lembrar que o América volta a vencer na Série B após cinco empates seguidos.

Leia também

Próximos compromissos das equipes

Ambas as equipes terão cerca de uma semana de preparação antes de voltarem a campo pela Série B. Na sexta-feira (16), o América visita o Novorizontino, e no domingo (18), o Botafogo-SP recebe o Paysandu.

Na sequência, as duas equipes entram em campo no dia 21 de agosto. O Coelho recebe a Chapecoense e a Pantera visita o Mirassol.

Noite de estreias no Independência

Recém contratados pelo América, o meia Daniel Jr. e o atacante Matheus Davó já entraram em campo pela primeira vez, sendo que Davó começou o duelo como titular. A partida ainda contou com outras “estreias” do lado americano: o zagueiro Lucão e o meia Elizari foram titulares pela primeira vez desde a chegada a Belo Horizonte.

Pressão americana e gol nos primeiros minutos

O começo de jogo já deu o tom do que seria a noite no Independência, com o América propondo o jogo e vendo o Botafogo-SP se fechar na defesa. O diferencial americano foi a intensidade, se mantendo sempre no campo de ataque e tentando furar a retranca adversária.

O sucesso veio logo aos 12 minutos, em mais uma jogada ofensiva do Coelho. Após cruzamento pela direita, a bola achou Marlon, na intermediária pela esquerda. O lateral finalizou de primeira e contou com desvio em Lucas Dias para vencer o goleiro João Carlos.

Ações se equilibram, mas o América responde com gol

Com o placar desfavorável, o Botafogo-SP precisou sair para o jogo e até ensaiou jogadas de perigo, especialmente com Douglas Baggio. Entretanto, o América conseguiu responder rapidamente e ampliou o placar ainda no primeiro tempo.

Aos 27 minutos, Juninho foi lançado pela direita, avançou pelo campo e cruzou. Fabinho, já dentro da área, emendou de primeira e ampliou o marcador, sem chances para o goleiro da Pantera.

A Pantera ainda teve uma chance clara com Matheus Barbosa, mas o atacante errou na finalização e deixou os visitantes “em branco” no placar.

Botafogo-SP aproveita falha e desconta

Com menos de cinco minuto da segunda etapa, a Pantera voltou para o jogo de forma inesperada. Instantes após o América acertar a trave, Juninho perdeu a bola no meio e deu campo aberto para ataque do time paulista.

O capitão americano ficou no um contra um diante de Alexandre Jesus, que ganhou na velocidade e chutou forte para balançar a rede de Elias.

Pantera assume controle e flerta com o empate

O América sentiu muito o gol que sofreu logo no começo do segundo tempo, fato que deixou tímidas as chegadas americanas em quase toda a etapa final. Quem se aproveitou da situação foi o Botafogo-SP, que adiantou as linhas de marcação e aumentou a posse de bola.

Por mais que o Coelho ainda tivesse suas chances, a Pantera teve mais controle do jogo e criou situações de perigo para o goleiro Elias. Na comparação com o primeiro tempo, os 45 minutos finais tiveram muito mais equilíbrio em campo.

Fim do sufoco com golaço de estreante

Os dez minutos finais foram os mais abertos do segundo tempo, com muitas falhas do América. O Botafogo-SP chegou a empatar com outro gol de Alexandre Jesus, mas o tento foi anulado por impedimento do atacante.

Já na reta final, veio o alívio para o torcedor americano. O meia Daniel Jr., que tinha entrado em campo minutos antes, fez linda jogada pelo meio, deu uma caneta no marcador e anotou um golaço no Independência, sacramentando a vitória do Coelho.

Alexandre Jesus ainda teve mais um gol anulado por impedimento, mas o “novo susto” não influenciou nos instantes finais de jogo.

América 3x1 Botafogo-SP

América

Elias; Matheus Henrique (Daniel Borges), Éder, Lucão e Marlon; Alê, Felipe Amaral (Wallisson) e Juninho; Fabinho, Elizari (Daniel Jr.) e Matheus Davó (Thauan Willians). Técnico: Cauan de Almeida.

Botafogo-SP

João Carlos; Lucas Dias, Fábio Sanches (Jean Victor), Bernardo Schappo e Thássio (Emerson Negueba); João Costa (Bruno Marques), Matheus Costa, Fillipe Soutto (Gustavo Bochecha) e Patrick Brey (Ronald Camarão); Douglas Baggio e Alexandre Jesus. Técnico: Paulo Gomes.

Gols
Marlon (12min 1T); Fabinho (27min 1T); Daniel Jr. (39min 2T) do América
Alexandre Jesus (4min 2T) do Botafogo-SP

Cartão Amarelo
Felipe Amaral; Wallisson (América)
Douglas Baggio; Matheus Barbosa (Botafogo-SP)

Motivo: 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sexta-feira, 9 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte

Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado
Auxiliares: Cipriano da Silva Sousa e Luis Carlos de França Costa

Público: 2.138 torcedores
Renda: R$21.636,00


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais