Depois de golear o Vila Nova-GO e se classificar às oitavas da Copa do Brasil, o Cruzeiro volta o foco para o Campeonato Brasileiro. Neste domingo (25), o time celeste enfrenta o Fortaleza, às 20h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 10ª rodada da disputa nacional.
O Cruzeiro é o terceiro colocado no Brasileirão com 17 pontos em nove partidas. Em caso de vitória em cima do Leão do Pici, o time azul poderá chegar ao segundo lugar da competição nacional.
Para que a segunda colocação se concretize, além de vencer os cearenses, o time de Leonardo Jardim terá que torcer também pelo empate ou derrota do Flamengo contra o líder Palmeiras. Paulistas e cariocas se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.
O Cruzeiro
Para o confronto com o Fortaleza, o técnico Leonardo Jardim será obrigado a mudar o time titular. O meia Matheus Pereira está suspenso e não poderá entrar em campo. O jogador levou o terceiro cartão amarelo no empate em 0 a 0 com o Atlético, na nona rodada do Brasileirão, e terá que cumprir suspensão automática.
Para a vaga do camisa 10, o técnico Leonardo Jardim deve optar pela escalação do meia Eduardo. Ele se destacou na goleada por 3 a 0 em cima do Vila Nova-GO, na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, na última quinta-feira (22), no estádio Serra Dourada, em Goiânia, com dois gols marcados.
Na lateral-direita, Fagner, que reclamou de dor muscular na coxa após o clássico com o Atlético e foi poupado contra o Vila Nova, deve jogar. O jogador foi relacionado para o duelo contra o Fortaleza e deve ser titular no Castelão.
O atacante Wanderson, por sua vez, segue fora da equipe celeste. O jogador sofreu uma pancada no joelho esquerdo antes do jogo contra o Vila Nova e não foi relacionado para a partida deste domingo. A tendência é que Gabigol siga na equipe celeste.
O volante Walace não foi relacionado por Leonardo Jardim e fica fora do banco de reservas.
O momento do Cruzeiro
A fase do Cruzeiro é boa. Leonardo Jardim soma oito jogos de invencibilidade, com seis vitórias e dois empates. Esse cenário é o melhor do Cruzeiro desde 2022, quando o time celeste havia emplacado 16 jogos sem perder, ainda sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Fortaleza
O técnico Juan Pablo Vojvoda tem desfalques importantes para montar o Fortaleza no duelo com o Cruzeiro. Em momento complicado na temporada, o Leão do Pici não vence há três jogos.
A equipe cearense vem de eliminação na terceira fase da Copa do Brasil, para o Retrô-PE, na última quarta-feira (21). O time já havia sido goleado por 3 a 0 para o Vasco, no sábado (17), pelo Brasileirão.
A principal novidade negativa para o jogo é Marinho. O ponta foi expulso no revés para o Cruzmaltino e cumprirá suspensão automática contra o Cruzeiro.
Por ordens físicas, Moisés e Lucas Sasha também serão baixas. O atacante teve uma lesão muscular no empate com o Internacional, no dia 13 de abril e, desde então, não entra em campo.
O meio-campista, por sua vez, sofreu trauma no antebraço direito na partida contra o Vasco. Sasha foi submetido a um procedimento cirúrgico e desfalcará o Fortaleza por até dois meses.
Matheus Rossetto, com edema na panturrilha, não atuou contra o Retrô-PE e também pode ficar fora diante do Cruzeiro.
Momento do Fortaleza
A fase do Fortaleza não é boa. O time de Vojvoda foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil para o Retrô-PE, na última quarta-feira (21), após disputa de penalidades máximas, no Castelão.
Na Série A do Campeonato Brasileiro, o Laion tem dez pontos e ocupa a 14ª posição da competição.
Fortaleza x Cruzeiro
Fortaleza
João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Gustavo Mancha e Gastón Ávila; Matheus Rossetto, Martínez e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Breno Lopes. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Eduardo; Gabigol e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 25 de maio de 2025 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)