Ouvindo...

No reencontro dos técnicos, Fluminense vence o Grêmio pelo Brasileiro

Partida deste sábado (2), no Maracanã, marcou o duelo de treinadores que estavam nas equipes anteriormente; Renato leva a melhor sobre Mano

Fluminense venceu o Grêmio pelo Brasileiro com gol de Everaldo

Renato Gaúcho levou a melhor sobre Mano Menezes. No reencontro dos técnicos contra seus ex-clubes, o Fluminense venceu o Grêmio, por 1 a 0, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, neste sábado (2).

A vitória foi conquistada com gol de Everaldo - que ainda perdeu um pênalti - e dá um respiro para o Flu no Brasileiro. A equipe volta a vencer depois de quatro jogos e chega aos 23 pontos em 16 rodadas disputadas.

O Grêmio, por sua vez, com 17 jogos, estaciona nos 20 pontos e segue mais próxima da zona de rebaixamento do que do bloco de cima da competição.

Leia também

Próximos jogos

Com vantagem na eliminatória, o Fluminense volta sua atenção para a Copa do Brasil. Na quarta-feira (6), o Tricolor recebe o Internacional, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília). Como venceu o primeiro jogo por 2 a 1, o Flu pode até empatar para chegar às quartas de final.

Já para o Grêmio resta só a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor gaúcho encara Sport, no domingo (10), às 20h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio.

Lei do ex dos treinadores

O duelo entre Fluminense e Grêmio marcou o reencontro dos treinadores. No ano passado, Mano Menezes era treinador dos cariocas, enquanto Renato estava no Grêmio. O time gaúcho ainda teve uma breve passagem do argentino Gustavo Quinteros até a volta de Mano.

Everaldo deslancha

Depois de quebrar o jejum contra o Internacional, Everaldo reencontrou de vez o caminho das redes. Em um primeiro tempo com poucas oportunidades, o camisa 9 mostrou faro de gol para colocar o Tricolor em vantagem.

Na reta final da etapa inicial, Ganso cobrou escanteio e após desvio de Guga o goleador apareceu para empurrar a bola para o fundo do gol. Foi o terceiro gol de Everaldo em dois jogos.

Se ele estava criticado por atuações ruins e, principalmente, pela falta de gols, o camisa 9 começa a deslanchar. Por opção de Renato Gaúcho, Cano ficou no banco e aplaudiu ‘seu concorrente’ que abriu o placar em um morno primeiro tempo no Maracanã.

Pênalti desperdiçado

O excesso de confiança foi inimigo de Everaldo. Fazendo um grande jogo novamente, o camisa 9 desperdiçou a chance mais clara da partida. Após Canobbio sofrer pênalti de Dodi, ele pegou a bola, deslocou Tiago Volpi, mas acertou a trave.

A chance do Fluminense praticamente sacramentar a vitória, em uma partida que apesar de não tão boa era totalmente dominante, foi jogada para fora pelo camisa 9. Vale ressaltar que a clara penalidade só foi marcada com o auxílio do árbitro de vídeo.

Três pontos para o Flu

O restante do jogo não reservou muitas emoções. O Fluminense, com o jogo controlado, ficou mais com a bola e segurou para garantir os três pontos. O Grêmio pouco ameaçou e deixou o Rio de Janeiro com a sétima derrota no Brasileiro. O Flu pula para a 8ª colocação.

Fluminense 1x0 Grêmio

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Manoel e Guga; Martinelli, Hércules (Thiago Santos) e Ganso (Lima); Serna (Riquelme Felipe), Keno (Canobbio) e Everaldo (Cano). Técnico: Renato Gaúcho.

Grêmio

Tiago Volpi; João Lucas (Camilo), Kannemann, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi, Villasanti (Edenílson) e Riquelme (Aravena); Pavon (Cristaldo), Alysson (Jardiel) e Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.

Gols: Everaldo (43min 1ºT), do Fluminense
Cartão amarelo: Samuel Xavier (FLU); Lucas Esteves, João Lucas, Kannemann (GRE)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 2 de agosto (sábado) de 2025, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
Arbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.