Belo Horizonte
Itatiaia

Palmeiras vence Athletico-PR e mantém vantagem na liderança do Brasileiro

Verdão chegou a ficar com um homem a menos no segundo tempo, mas conseguiu o resultado positivo no Allianz

Por
Jogadores do Palmeiras comemoram gol contra o Athletico-PR
Jogadores do Palmeiras comemoram gol contra o Athletico-PR • Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras venceu o Athletico-PR por 1 a 0 neste domingo (19), no Allianz Parque, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Alviverde manteve a vantagem de seis pontos na liderança do torneio nacional.

O Verdão marcou logo no início da primeira etapa, com o zagueiro Gustavo Gómez, após cobrança de escanteio. No segundo tempo, os mandantes tiveram a expulsão de Murilo e ficaram em inferioridade numérica. Mesmo assim, a equipe se sobressaiu e garantiu o triunfo.

Com o resultado positivo, o Palmeiras segue na liderança do Brasileirão, com 29 pontos, enquanto o Fluminense, segundo colocado, tem 23. O Furacão, por sua vez, se mantém na sexta posição, com 19 unidades.

O Palmeiras volta a entrar em campo nesta quinta-feira (23), contra o Jacuipense, a partir das 19h30 (de Brasília), pela ida quinta fase da Copa do Brasil, novamente no Allianz. Pelo Brasileiro, o time de Abel Ferreira visita o Red Bull Bragantino no próximo domingo (26), às 18h30.

Já o Athletico recebe o Atlético-GO na quinta-feira (23), às 21h30, pela ida da eliminatória da Copa do Brasil. No Brasileirão, o próximo compromisso será diante do Vitória, no domingo (26), novamente na Arena da Baixada, às 18h30.

Primeiro tempo

O Palmeiras controlou a primeira etapa. Com exceção de um chute de Viveros, defendido por Carlos Miguel logo no primeiro minuto, o Athletico-PR não assustou a meta alviverde.

Por outro lado, o Verdão teve maior volume de jogo e rondou a área do Athletico, que só conseguia parar os atacantes palmeirenses com faltas.

Aos 15 minutos, o Alviverde foi coroado com o gol de Gustavo Gómez, em jogada de escanteio. O zagueiro teve a cabeçada bloqueada pela defesa adversária, mas aproveitou o próprio rebote com a perna esquerda para abrir o placar no Allianz.

Após o gol, os mandantes diminuíram a intensidade, mas seguiram dominando a posse de bola e explorando jogadas em velocidade.

Segundo tempo

Logo aos dois minutos da segunda etapa, o Palmeiras ficou com um jogador a menos. O zagueiro Murilo recebeu segundo cartão amarelo do árbitro Felipe Fernandes de Lima após falta considerada mais forte em Viveros, do Furacão.

Com um a mais, o Athletico-PR foi assustar aos 15 minutos, com chute de Mendoza, de fora da área, para defesa de Carlos Miguel.

Após essa investida, os visitantes praticamente não assustaram a meta adversária, mesmo em vantagem numérica. O técnico Odair Hellmann colocou o time para frente, sacando jogadores defensivos, mas o Palmeiras manteve o bom comportamento defensivo.

Faltando cinco minutos para o final da partida, o Verdão tomou um susto. Felipe Fernandes de Lima assinalou penalidade máxima de Benedetti em Viveros, mas voltou atrás da decisão após revisão no VAR.

Palmeiras 1 x 0 Athletico-PR

Palmeiras

Carlos Miguel; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Arthur; Emiliano Martínez, Andreas Pereira (Lucas Evangelista), Allan (Benedetti) e Jhon Arias (Felipe Anderson); Ramón Sosa (Vitor Roque) e Flaco López (Bruno Fuchs). Técnico: João Martins (auxiliar).

Athletico-PR

Santos; Terán, Aguirre (Renan Peixoto) e Arthur Dias; Jadson (João Cruz), Luiz Gustavo (Leozinho), Portilla (Zapelli) e Esquivel; Dudu Kogitzki (Chiqueti), Mendoza e Viveros. Técnico: Odair Hellmann.

  • Motivo: 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
  • Data e hora: 19 de abril (domingo) de 2026, às 18h30 (de Brasília)
  • Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
  • Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Celso Luiz da Silva (MG)
  • VAR: Daniel Alejandro Hidalgo Blanco (RR)
  • Público pagante: 39.714
  • Renda: R$ 3.489.280,07

Gols

  • Palmeiras: Gustavo Gómez (15min/1ºT)
  • Athletico-PR: nenhum

Cartões amarelos

  • Palmeiras: Murilo
  • Athletico-PR: Jadson, Portilla, João Cruz, Esquivel, Odair Hellmann

Cartões vermelhos

  • Palmeiras: Murilo
  • Athletico-PR: nenhum
Por

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.