Ouvindo...

Com golaço no fim, Fluminense vence clássico contra o Vasco pelo Brasileiro

Guga acertou belo chute de fora da área aos 41 minutos do segundo tempo e decretou a vitória tricolor

Fluminense vence o Vasco por 2 a 1 com lindo gol de Guga no final da partida

Em um clássico movimentado, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1 neste sábado (24), no Maracanã, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória tricolor veio após um golaço do lateral Guga, no fim da partida.

O zagueiro João Victor, do Vasco, abriu o placar para o Cruz-Maltino. Depois, após cabeçada de Lima, o goleiro Léo Jardim espalmou e Vegetti, contra, mandou com o peito para o próprio gol, igualando o marcador.

O resultado leva o Fluminense momentaneamente à 5ª posição no campeonato, com 15 pontos. Enquanto isso, o Vasco permanece em 13º, com 10 pontos.

Primeiro tempo aberto

A primeira parte do clássico foi marcada por boas oportunidades, para ambos os lados. Mandante do duelo e com maioria de torcedores no Maracanã, o Tricolor impôs um ritmo forte no primeiro terço da partida.

Aos 14 minutos, veio o primeiro lance de perigo no duelo. Renê mandou para a área e encontrou Everaldo, que girou e acionou Hércules. O volante finalizou à direita da meta vascaína.

Pressão do Vasco

Com o passar do tempo, o Vasco passou a se encontrar em campo, trocando passes com mais precisão e criando boas oportunidades. Aos 24 minutos, após cobrança de falta de Lucas Piton pela direita, o zagueiro João Victor abriu o placar de cabeça.

Durante a comemoração vascaína, a partida ficou paralisada por cerca de cinco minutos enquanto o VAR analisava um possível impedimento no lance. Nesse intervalo, o atacante Everaldo, do Fluminense, foi advertido com cartão amarelo por reclamação. Após a revisão, o gol foi confirmado.

Com a vantagem no placar, o Cruz-Maltino manteve o ritmo e seguiu pressionando. O atacante Rayan teve duas boas chances de ampliar: aos 31 minutos, ficou cara a cara com o goleiro Fábio, mas finalizou em cima do adversário; seis minutos depois, acertou um belo chute de fora da área que explodiu no travessão.

Fluminense reage

Atrás no placar, o Fluminense conseguiu se reorganizar e passou a ocupar mais o campo de ataque, enquanto o Vasco recuava e adotava uma postura mais defensiva. Aos 37 minutos, Everaldo levou perigo com um chute de fora da área que obrigou o goleiro Léo Jardim a se esticar para fazer a defesa.

A pressão tricolor surtiu efeito aos 41 minutos: Guga cruzou da direita e Lima cabeceou com força. Léo Jardim fez a defesa parcial, mas a bola rebateu no peito de Vegetti e acabou entrando, resultando no gol de empate.

O Fluminense ainda esteve perto da virada antes do intervalo. Aos 48 minutos, Arias cobrou falta com perigo e obrigou Léo Jardim a fazer mais uma boa defesa, mantendo o placar igual até o fim do primeiro tempo.

Segundo tempo

O segundo tempo seguiu movimentado. O Fluminense repetiu a estratégia e também começou pressionando o Vasco nos minutos iniciais, que encontrou muitas dificuldades na construção.

Aos 12 minutos, Arias aciona Everaldo em bela jogada. O atacante avança na área e faz a finalização, mas Léo Jardim vai buscar no cantinho e faz ótima defesa. Momentos depois, aos 24, o goleiro do Vasco apareceu de novo, para fazer intervenção em chance de Arias.

Golaço de Guga

Diante de um jogo truncado nos minutos finais, sem muita criatividade, coube a um herói improvável definir o confronto. O lateral Guga, aos 41 minutos, acertou belo chute de fora da área, no ângulo direito de Léo Jardim.

Próximos compromissos

O Fluminense volta a campo nesta quinta-feira (29), contra o Once Caldas-COL, pela Copa Sul-Americana. O time carioca ainda busca a classificação para as oitavas de final da competição continental.

O Vasco, por sua vez, também tem compromisso pelo torneio internacional. Em situação complicada, o Cruz-Maltino busca pelo menos buscar uma vaga para os playoffs da Sul-Americana, que o classificariam para as oitavas de final. O Alvinegro recebe o Melgar-PER, na terça-feira (27), em São Januário.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.