O retorno de Neymar ao
A pesquisa avaliou o desempenho digital dos 20 clubes da elite entre janeiro e dezembro, mapeando dados de audiência, engajamento e evolução no número de seguidores. O estudo, baseado na ferramenta de Análise de Concorrentes da plataforma, levou em conta métricas como engajamento proporcional, visualizações médias em Reels, crescimento de seguidores e volume de curtidas e comentários.
Segundo o especialista Rafael Kiso, o crescimento é impulsionado diretamente pelo “efeito Neymar”.
A volta de Neymar ao clube reacendeu a atenção de torcedores antigos e atraiu um novo público, mais jovem e conectado, afirma.
O impacto do astro também aparece nas métricas de engajamento: três dos cinco posts com maior taxa de interação entre todos os clubes da Série A em 2025 envolvem o atacante.
Outros destaques do levantamento
• Corinthians: aparece no top 5 de crescimento, com alta de 13,04%, embora apresente um engajamento proporcional mais baixo, de 0,93%.
• Palmeiras: é o clube que mais publica por semana no Instagram, com média de 85,2 posts. A estratégia de volume vem acompanhada de bons resultados: engajamento de 1,08% e média de 578 mil visualizações por Reel.