Efeito Neymar: Santos se destaca em audiência virtual entre os clubes brasileiros

Mlabs avaliou o desempenho digital dos 20 clubes da elite entre janeiro e dezembro, mapeando dados de audiência, engajamento e evolução no número de seguidores

Neymar, meia-atacante do Santos

O retorno de Neymar ao Santos provocou um impacto imediato não apenas nos gramados, mas também nas redes sociais. De acordo com levantamento da Mlabs, plataforma de gestão de redes sociais, o Peixe foi o segundo clube brasileiro que mais cresceu em número de seguidores em 2025, registrando um aumento de 79,96% no Instagram. Em apenas três meses, o perfil do clube saltou de 4,3 milhões para 7,4 milhões de seguidores.

A pesquisa avaliou o desempenho digital dos 20 clubes da elite entre janeiro e dezembro, mapeando dados de audiência, engajamento e evolução no número de seguidores. O estudo, baseado na ferramenta de Análise de Concorrentes da plataforma, levou em conta métricas como engajamento proporcional, visualizações médias em Reels, crescimento de seguidores e volume de curtidas e comentários.

Segundo o especialista Rafael Kiso, o crescimento é impulsionado diretamente pelo “efeito Neymar”.

A volta de Neymar ao clube reacendeu a atenção de torcedores antigos e atraiu um novo público, mais jovem e conectado, afirma.

O impacto do astro também aparece nas métricas de engajamento: três dos cinco posts com maior taxa de interação entre todos os clubes da Série A em 2025 envolvem o atacante.

Outros destaques do levantamento

• Corinthians: aparece no top 5 de crescimento, com alta de 13,04%, embora apresente um engajamento proporcional mais baixo, de 0,93%.

• Palmeiras: é o clube que mais publica por semana no Instagram, com média de 85,2 posts. A estratégia de volume vem acompanhada de bons resultados: engajamento de 1,08% e média de 578 mil visualizações por Reel.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...