A vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre o Palmeiras, nesta terça-feira (26) pelo Campeonato Brasileiro, renderam diversas manifestações fervorosas de ambas as torcidas presentes no Allianz Parque, em São Paulo. O lado palmeirense chegou a hostilizar Abel Ferreira, enquanto os alvinegros provocaram os adversários.
Na reta final do segundo tempo, torcedores palmeirenses xingaram o técnico Abel Ferreira de “burro”. A manifestação aconteceu logo após o treinador tirar Estêvão do time e colocar Gabriel Menino em campo. Essa foi a primeira vez que o profissional foi xingado no estádio, e a ofensa veio do setor onde estava localizada a Mancha Alviverde, que oficialmente não pode frequentar estádios em São Paulo com instrumentos e uniformes.
O restante do estádio abafou os gritos de “burro” e vaiou o protesto. Depois do terceiro gol do Botafogo, torcedores do Palmeiras cantaram “time sem vergonha”.
Enquanto isso, do lado alvinegro a festa foi intensa. Desde antes de a bola rolar, os torcedores cantavam alto e faziam festa. Mesmo em minoria, foi possível ouvi-los ainda mais alto do que os palmeirenses em determinados momentos.
Depois que o Botafogo abriu larga vantagem no placar, torcedores do Palmeiras ficaram mais quietos. Os alvinegros, então, provocaram e chamaram o ambiente de “torcida de teatro”. Após o terceiro gol do Glorioso, diversos palmeirenses deixaram o Allianz Parque.
Com a vitória, o Botafogo reassumiu a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro na semana da final da Copa Libertadores. Anteriormente, o Palmeiras era o primeiro com o mesmo número de pontos, mas com mais vitórias.
A situação na tabela
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 73 pontos e abriu três pontos de distância do Palmeiras, vice-líder do Campeonato Brasileiro.
Pelo Brasileirão, os times voltam a campo no dia 4 de dezembro, pela 37ª rodada. O Glorioso enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, enquanto o Verdão visita o Cruzeiro, no Mineirão.
Antes, contudo, o Botafogo decide a Libertadores contra o Atlético. A final da Copa acontecerá no sábado (30), no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina.