Os representantes da SAFiel avaliaram como produtivo o encontro com Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do
A reunião durou mais de três horas, com participação de Osmar Stabile por cerca de 35 minutos. Na avaliação de fontes ouvidas pela reportagem, o encontro foi importante para a criação de um canal direto entre as partes. Não foi a primeira vez que Tuma e Osmar dialogaram com a SAFiel, mas, desta vez, o debate ocorreu de forma mais aprofundada.
Nas últimas semanas, o diagnóstico era de que a comunicação vinha ocorrendo por meio da imprensa ou de influenciadores, com filtros. Agora, houve diálogo direto, “olho no olho”.
A SAFiel celebra o fato de o projeto, enfim consolidado, estar nas mãos do clube, sendo apreciado internamente e podendo, eventualmente, ser levado à votação.
O próprio perfil do movimento nas redes sociais, porém, destacou que o foco do Conselho Deliberativo, neste momento, é a votação da reforma do estatuto, prevista para ocorrer em novembro, com a Assembleia Geral programada para dezembro.
Segundo a SAFiel, Romeu demonstrou iniciativa ao propor que o movimento faça uma apresentação a conselheiros e demais interessados, em data a ser definida.
Conselheiros x SAFiel
Osmar Stabile, presidente da diretoria, tem sido pressionado. Conselheiros aliados defendem que o clube não deve se envolver publicamente com a SAFiel, lançada oficialmente na última terça-feira (28). O mandatário, que era esperado, não compareceu ao evento realizado no Mercado Livre Arena Pacaembu.
Nelson Martins, integrante da chapa Valores 83, esteve presente no lançamento da SAFiel e revelou que Osmar, inclusive, foi pressionado para impedir a entrada dos líderes do projeto no Parque São Jorge.
“O Eduardo acabou de falar sobre trancar todo mundo em uma sala. Isso é uma utopia, jamais vai acontecer. Não deve acontecer por grande parte dos que estão no poder hoje. Vocês tinham até duas reuniões no Parque São Jorge. Uma na terça, com o grupo da Miriam Athie (conselheira), e outra com nosso grupo. Só nosso grupo tinha uma relação de mais de 100 sócios para ter informações. No último dia, liga o presidente para ela e para mim, e retirou a autorização para fazer o encontro no Parque São Jorge. Perguntei o porquê, e ele disse que estava sofrendo muita pressão. É complicado. Dizem que são corintianos, mas não podemos discutir sobre o Corinthians no Corinthians”, comentou.
A Itatiaia apurou que vários conselheiros questionam a viabilidade da SAFiel, no formato em que foi apresentada, e as intenções por trás dos líderes do projeto. O próprio Osmar Stabile, conforme apurou a reportagem, não se animou com o que ouviu no primeiro encontro com os idealizadores, entendendo não se tratar de algo viável.
Publicação da SAFiel
“Os representantes da SAFiel, Carlos Teixeira e Eduardo Salusse, entregaram pessoalmente, na data de hoje (29/10), ao presidente do Conselho do Corinthians, Dr. Romeu Tuma Jr., e ao presidente do Corinthians, Osmar Stabile, a Carta de Intenções Não Vinculante do projeto.
Os presidentes agradeceram, pediram alguns esclarecimentos e fizeram comentários. O encontro durou cerca de três horas e foi bastante cordial.
Dr. Romeu Tuma Jr. disse que submeterá a carta-proposta aos setores Jurídico, Compliance e demais órgãos internos.
Comprometeu-se, ainda, a convidar a SAFiel para uma apresentação a todos os conselheiros e interessados, em data a ser marcada. Deixou claro que o foco imediato é a atualização estatutária do clube, afirmação com a qual os representantes da SAFiel concordaram.
Neste período, a SAFiel prosseguirá divulgando e esclarecendo o projeto a todos os interessados.”