Mesmo com nove desfalques, o Atlético fez um bom jogo e derrotou o Grêmio por 2 a 1, nesta quarta-feira (9), em partida adiada da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os gols na Arena MRV, em Belo Horizonte, foram marcados por Hulk e Deyverson, para o Galo, e Aravena para os gaúchos.
Com o resultado, o Atlético alcançou 40 pontos e ultrapassou o Vasco na tabela - é o novo 9º colocado. O time de Milito volta a campo na próxima quarta-feira (16) para encarar o Fortaleza. Os duelo está marcado para as 21h30, na Arena Castelão, no Ceará.
O Tricolor Gaúcho, por sua vez, enfrenta o rival Internacional, no Beira-Rio. O clássico será no sábado (19), às 16h.
Galo desfalcado
Para o confronto na Arena MRV, o técnico Gabriel Milito não pôde contar com nove atletas. No departamento médico estão Arana, Bernard, Zaracho, Alisson e Cadu. Por convocação, ele perdeu Alonso, Vargas e Franco; por suspensão, o goleiro Everson.
Três atacantes
Com a “força máxima” disponível, o comandante argentino colocou o Alvinegro em campo com três atacantes: Paulinho, Hulk e Deyverson iniciaram o confronto. Na lateral direita, Renzo Saravia voltou a ser titular após se recuperar de lesão muscular; na zaga, Battaglia retomou o posto após ser poupado na rodada anterior.
Grêmio mudado
Com seis desfalques, quatro na defesa, um no meio-campo e um no ataque, o técnico Renato Portaluppi teve que fazer algumas mudanças na equipe. Sem Kannemann e Gustavo Martins, lesionados, o treinador promoveu o retorno de Jemerson e Rodrigo Ely à zaga.
O jovem Igor Serrote entrou na lateral-direita, que não conta com João Pedro e Fábio, suspensos. Sem Villasanti, convocado para as Eliminatórias pelo Paraguai, Pepê atua como primeiro volante. Soteldo, com a Venezuela na Data FIFA, também foi baixa e substituído por Aravena.
No gol, o goleiro Marchesín retomou a posição após suspensão.
Primeiro tempo movimentado
O primeiro tempo na Arena MRV foi muito movimento e repleto de emoções. Era “piscar os olhos” para um fato novo acontecer. Teve pênalti, gol anulado, tentos marcados, chances perdidas e muito mais.
Gol do artilheiro do século
Aos 8 minutos, Hulk pedalou pra cima de Jemerson. O ex-zagueiro do Atlético fez o pênalti. Aos 10, o camisa 7 balançou a rede, passou Diego Tardelli e, com 113 gols pelo clube, se isolou como artilheiro do século.
Grêmio marca, mas árbitro anula
Quando a torcida atleticana ainda comemorava o gol e os jogadores retomavam a concentração, Braithwaite arrancou e fez um golaço. Acionado pelo VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira viu toque de braço do atacante e anulou o tento que seria do empate.
Jogo ganha em emoção, e Grêmio empata
Os minutos seguintes foram de boas chances para os dois lados. Mas foi o Grêmio que soube aproveitar melhor. Aos 23, Aravena, após lançamento de Dodi, Aravena chutou cruzado e deixou o dele.
Galo marca novamente
Enquanto a partida seguia com a tônica de bastante movimentação e intensidade, o Galo achou o segundo. Numa bela jogada, Hulk deixou Deyverson na cara do gol, aos 38 minutos. O camisa 9, com todo estilo, chutou sem dar chances a Marchesín e colocou os donos da casa novamente à frente do marcador.
Quase faz o terceiro
Na volta do intervalo, quem teve a primeira grande oportunidade foi o Galo. Paulinho chutou forte, a bola explodiu em Marchesín; na sobra, Fausto Vera perdeu chance incrível de fazer o terceiro.
Jogo fica mais morno
Ao contrário dos primeiros 54 minutos de bola rolando na Arena MRV, a segunda etapa não foi de tanta emoção. Até os 30 minutos, a partida se mostrou mais truncada e de menos oportunidades criadas.
Quarteto ex-Galo em campo
Durante a partida, quatro jogadores com passagem importante pelo Atlético defenderam o Grêmio: o zagueiro Jemerson, o volante Edenilson, e os atacantes Diego Costa e Pavón foram acionados por Renato Gaúcho.
Fim de papo
E o resultado foi mantido até o fim. Vitória por 2 a 1 dos donos da casa.
Atlético 2 x 1 Grêmio
Atlético
Matheus Mendes; Saravia, Lyanco (Bruno Fuchs), Rodrigo Battaglia, Rubens; Otávio (Paulo Vitor), Fausto Vera, Gustavo Scarpa; Deyverson (Mariano), Paulinho e Hulk (Alan Kardec). Técnico: Gabriel Milito
Grêmio
Marchesín; Igor Serrote (Diego Costa), Jemerson (Pavón), Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi, Pepê (Ronald), Edenilson, Cristaldo (Monsalve) e Aravena (Mayk); Braithwaite. Técnico Renato Portaluppi.
Gols: Hulk, aos 10 minutos do primeiro tempo, e Deyverson, aos 38, para o Atlético; Aravena, aos 23, para o Grêmio
Cartões amarelos: Lyanco, Deyverson, Vera, Hulk (CAM); Marchesín, Jemerson, Reinaldo (GRE)
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 9 de outubro de 2024 (quarta-feira)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 19h30 (de Brasília)
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)
Público: 22.053
Renda: R$ 960.753,47