O Cruzeiro enfrenta o Fortaleza nesta segunda-feira (5), às 21h (de Brasília), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste joga como mandante, mas fora de casa, uma vez que a antiga diretoria da SAF vendeu o mando de campo para um grupo empresarial do Centro-Oeste do Brasil.
Quinto colocado com 35 pontos, o Cruzeiro fica frente a frente com um adversário direto na briga pelo G4. Quarto colocado, o Fortaleza tem 36 pontos. O vencedor da partida no Espírito Santos assumirá a terceira colocação e ficará atrás apenas de Botafogo e Flamengo.
Atual terceiro colocado, com 37 pontos, o Palmeiras ficou no empate por 1 a 1 com o Inter no Beira-Rio, em Porto Alegre, nesse domingo (4).
Depois da goleada por 3 a 0 em cima do Botafogo, o Cruzeiro chega com moral para o confronto com o Leão do Pici. Na rodada anterior, o time celeste bateu o líder do campeonato fora de casa, em uma atuação consistente. Antes, havia superado o Juventude por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Animado, o Cruzeiro vai em busca da terceira sequência importante de vitórias na temporada. Antes, o time azul empilhou cinco triunfos entre 28 de abril e 30 de maio (quando venceu Vitória, Alianza-COL, Atlético-GO, Unión La Calera-CHI e Universidad de Quito-EQU). Depois, três triunfos sequenciais entre 7 e 13 de julho (quando venceu Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino).
Cruzeiro
Com a semana dedicada aos treinos, já que o Cruzeiro não teve compromissos oficiais nos últimos dias, o técnico Fernando Seabra aproveitou para trabalhar a parte tática e descansar jogadores que precisavam diminuir a carga de atividades.
A estrutura do time não deve ter muitas alterações em relação à formação que goleou o Botafogo por 3 a 0, no Rio de Janeiro, na rodada anterior.
Seabra voltará a contar com sua dupla de zaga titular. Zé Ivaldo cumpriu suspensão automática (pelo terceiro cartão amarelo) contra o Botafogo. Dessa forma, o camisa 5 retorna para jogar ao lado de João Marcelo.
O argentino Lucas Villalba, titular contra o Botafogo, ficará como opção no banco de reservas.
No meio-campo, a disputa está muito acirrada, principalmente após a chegada dos reforços. Matheus Pereira é titular absoluto. O meia-atacante é um dos grandes destaques do time de Fernando Seabra.
O volante Matheus Henrique assumiu o posto de titular há duas rodadas. Ele jogou contra Juventude (2 a 0) e Botafogo (3 a 0). O jogador trabalha com controle de carga de treinos na Toca II, tendo em vista que precisa de melhor condicionamento físico.
Antes de acertar com o Cruzeiro, o ex-jogador do Sassuolo, da Itália, curtia férias após o fim da temporada europeia.
Lucas Romero, também considerado titular, é outro jogador que faz controle de carga nos treinos desta semana. Ele tem sido uma das primeiras opções de Seabra para o 11 inicial. Entretanto, com a chegada de Walace, a disputa por posição ficará muito acirrada na Toca II.
Meia e ataque
O argentino Álvaro Barreal também tem se destacado na faixa central do campo. Contra o Botafogo, ele marcou o terceiro gol na goleada, lance muito elogiado pela plástica. De primeira, após cruzamento de Matheus Pereira, acertou um voleio de três dedos, mandando a bola no ângulo do goleiro John.
No setor de ataque, o Cruzeiro também ganhou reforços e aumentou o nível dos atletas e a disputa por posição. Lautaro Díaz foi titular nas duas últimas partidas. O argentino acabou ganhando a posição de Arthur Gomes.
O companheiro de Díaz nas duas últimas partidas foi o outro reforço, o centroavante Kaio Jorge. Para escolher o novo camisa 9 como titular, Seabra teve menos trabalho, uma vez que o colocou para jogar na vaga do lesionado Gabriel Veron (machucou a coxa esquerda).
O Fortaleza
O técnico Juan Pablo Vojvoda não terá um jogador importante para enfrentar o Cruzeiro: Hércules.
O volante recebeu um cartão vermelho pouco usual na vitória do Fortaleza sobre o São Paulo, no dia 27 de julho. Já substituído, reclamou do banco de reservas de gol anulado de Moisés, primeiro foi amarelado, insistiu na irritação, e acabou expulso. Ele terá que cumprir a suspensão automática.
Cinco jogadores não estiveram à disposição contra o São Paulo, por problemas médicos ou físicos. Destes, o mais provável a retornar é o volante Martinez, ex-América, que já está em transição após problema no joelho.
O lateral-direito Tinga, o meia Pochettino e o atacante Machuca, com problemas musculares, são dúvidas. O meia Calebe, ex-Atlético, faz trabalho de fortalecimento muscular e não tem data certa de retorno.
Se Tinga não puder jogar é possível que Vojvoda escale o time com três zagueiro, Brítez, Cardona e Titi, com Yago Pikachu fazendo a função de ala pela direita.
Para o lugar de Hércules, que contra o São Paulo jogou mais adiantado, há possibilidades das entradas de Pedro Augusto ou de Kervin Andrade, venezuelano que é joia do time e esteve na Copa América. Isso caso Pochettino não esteja recuperado.
Cruzeiro X Fortaleza
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Técnico Fernando Seabra.
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Tomás Cardona e Titi; Yago Pikachu, Matheus Rossetto, Lucas Sasha, Pedro Augusto (Kervin Andrade) e Felipe Jonatan; Lucero e Breno Lopes. Técnico Juan Pablo Vojvoda.
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 5 de agosto de 2024 (segunda-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (RS)
Árbitro: Alex Stefano (CBF/RJ)
Assistentes: Alessandro Matos (BA), Thiago Rosa (RJ)
Quarto árbitro: Michelangelo Martins (PE)
VAR: Rodrigo Guarizo (SP)
Transmissão
- Premiere;
- Itatiaia (no rádio, em 95.7 FM e 610 AM para BH e Região, e transmissão das imagens da jornada esportiva no YouTube