Bahia encara Cuiabá ‘descansado’ para se manter entre líderes do Brasileiro

Dourado teve uma semana para se preparar para o confronto, que acontece neste sábado (13), na Arena Fonte Nova

Thaciano, meia do Bahia

O Bahia quer se manter entre os líderes da Série A do Campeonato Brasileiro. Para isso, terá de vencer o Cuiabá neste sábado (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 17ª rodada da competição. A bola começa a rolar às 16h (de Brasília).

Atualmente, o Esquadrão de Aço é o quarto colocado da tabela de classificação, com 30 pontos, e pode igualar o líder Botafogo. No entanto, o clube não tem como terminar a rodada na liderança, já que o Glorioso enfrenta o Palmeiras, vice-líder, que também tem 33 pontos. Ou seja, pelo menos um desses times vai pontuar.

O Cuiabá, por sua vez, busca se afastar da zona de rebaixamento. O Dourado está na 16ª colocação, com 14 pontos, apenas dois a mais que o Corinthians, clube que abre o Z4.

O clube mato-grossense teve uma semana inteira para descansar para este confronto, já que o seu jogo contra o Juventude, válido pela 16ª rodada, foi adiado em função da participação do Jaconero na Copa do Brasil.

Vale lembrar que o Tricolor está com 100% de aproveitamento na Arena Fonte Nova neste Campeonato Brasileiro e, na temporada, ainda não perdeu com o time principal.

Como chega o Bahia

O técnico Rogério Ceni será obrigado a fazer pelo menos uma mudança na equipe que começou jogando contra o Athletico-PR, na última quarta (10). O atacante Everaldo recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. O favorito para a vaga é Rafael Ratão.

Outras três alterações devem ocorrer: Rezende, Carlos de Pena e Biel devem ceder seus lugares a Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Thaciano, respectivamente. Biel, no entanto, concorre com Ratão e Ademir pela vaga de Everaldo.

Leia também

Além do camisa 9, o Bahia também não terá à disposição o lateral-direito Santiago Arias, que disputará a final da Copa América com a Seleção da Colômbia. O volante Nicolás Acevedo segue entregue ao departamento médico.

Por outro lado, o lateral-esquerdo Iago Borduchi pode fazer sua estreia com a camisa tricolor. O novo reforço já foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está à disposição de Rogério Ceni. Ele disputa posição com Luciano Juba.

O zagueiro David Duarte, recuperado de uma gripe, também já está liberado para atuar.

Deyverson de volta

Pela equipe do Cuiabá, a grande novidade é o retorno do atacante Deyverson. O atleta, que não entra em campo desde o dia 17 de abril, voltou a ser relacionado pelo técnico Petit.

Deyverson esteve envolvido em uma polêmica com a direção do clube, que chegou a afirmar que o centroavante não jogaria mais com a camisa do Dourado.

Além do camisa 9, Filipe Augusto, André Luís e Raylan retornam de suspensão e ficam à disposição de Petit. O único desfalque confirmado é o lateral-direito Matheus Alexandre, que tem lesão na coxa.

Bahia x Cuiabá

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba (Iago Borduchi); Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Rafael Ratão (Biel/Ademir) e Thaciano. Técnico: Rogério Ceni.

Cuiabá

Walter; Raylan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Filipe Augusto e Denilson; Jonathan Cafú, Derik Lacerda e Isidro Pitta. Técnico: Petit.

Motivo: 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de julho de 2024 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Douglas Pagung (ES)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Transmissão
Premiere


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.

Ouvindo...