O
As equipes se enfrentarão na próxima quinta-feira (20), às 20h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
“Eu nunca vi alguém jogar contra o Flamengo no Maracanã e ser favorito. Tem desfalques na Seleção, e mesmo assim ainda é um timasso”, afirmou Ceni, em entrevista coletiva concedida no último domingo (16).
A partida marcará um encontro de dois clubes que estão na parte de cima da tabela. Flamengo e Bahia ocupam, respectivamente, neste momento, a 2ª e 3ª posições do Brasileirão, ambos com 18 pontos.
A campanha como um todo, inclusive, é bem similar. Em 9 jogos, o Rubro-Negro tem cinco vitórias, três empates e uma derrota, com 16 gols marcados e oito sofridos.
O Tricolor também tem cinco vitórias, três empates e uma derrota, mas com 13 gols marcados e 9 sofridos. O saldo de gols é o que separa os times na classificação.
Se defender?
Apesar do favoritismo apontado para o Flamengo, o técnico Rogério Ceni não pensa em se defender no Maracanã. A principal característica do Bahia nesta temporada é tentar controlar a posse de bola para criar lances de perigo por meio de longas trocas de passes.
“Se formos só nos defender, não vale a pena ir para o Maracanã. Você tem que desfrutar. Temos que jogar com o objetivo de vencer o jogo, respeitando o Flamengo, que é sempre favorito”, destacou.
Bahia em sequência invicta
Diante do Fla, o Bahia defenderá uma longa sequência invicta. A última derrota na temporada foi para o Internacional, por 2 a 1, na rodada de abertura do Brasileirão, dentro do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Desde então, são sete vitórias e quatro empates em 11 jogos, por todas as competições. Na Copa do Brasil, o Tricolor eliminou o Criciúma na terceira fase e garantiu vaga nas oitavas de final.
O único “ponto fora da curva” foi a eliminação para o CRB na semifinal da Copa do Nordeste, em casa, após empate em 0 a 0.
Longo tabu
Por outro lado, o Flamengo também defende um longo tabu contra o Bahia. A última vitória dos baianos sobre os cariocas foi no Brasileirão de 2019, por 3 a 0, na Fonte Nova. Os sete jogos seguintes terminaram com triunfo rubro-negro.
No Rio de Janeiro, o histórico flamenguista é ainda mais favorável. Em jogos oficiais, são 12 vitórias dos donos da casa, cinco empates e apenas três vitórias tricolores.
O último desses triunfos ocorreu no dia 4 de setembro de 2011, pelo Brasileiro, por 3 a 1.