Ouvindo...

Times

Série A: em 9 rodadas, Bahia iguala pontuação do primeiro turno de 2023

Esquadrão já conquistou 18 pontos em 2024 e, neste momento, ocupa a 3ª posição do Brasileirão

Em apenas nove rodadas da edição de 2024, o Bahia já igualou a pontuação que conquistou no primeiro turno inteiro da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Neste momento, o clube ocupa a terceira posição do certame, com 18 pontos.

A marca foi atingida neste domingo (16), após o empate em 2 a 2 com o Criciúma. O Esquadrão de Aço tem o seu melhor início de Brasileirão na era dos pontos corridos.

No ano passado, em nove rodadas, o Bahia havia conquistado apenas oito pontos. Ainda comandado pelo português Renato Paiva, o time terminou o primeiro turno na 16ª colocação, com 18, na beira da zona de rebaixamento. Era o primeiro ano do Grupo City no comando da SAF tricolor.

Para a atual temporada, o conglomerado buscou reforços de nome para que o risco de Z4 não se repetisse. Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Jean Lucas, Victor Cuesta e Santiago Arias são apenas algumas das contratações que elevaram o patamar do clube no cenário nacional.

A temporada do Bahia

A temporada do Bahia não começou da forma que a torcida esperava. A derrota para o Vitória na final do Campeonato Baiano gerou pressão da torcida no técnico Rogério Ceni. A confiança no trabalho por parte da diretoria, contudo, se manteve.

No Brasileirão, já são cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota em nove partidas, com 13 gols marcados e nove sofridos. O último e único revés tricolor foi na estreia da competição, contra o Internacional, por 2 a 1, no Beira-Rio.

Além disso, o Esquadrão de Aço carimbou, no meio do caminho, a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, após bater o Criciúma na terceira fase. O “ponto fora da curva” foi a eliminação para o CRB na semifinal da Copa do Nordeste, em casa, nos pênaltis, após empate em 0 a 0.

Força na Fonte Nova

A força na Arena Fonte Nova é a principal marca deste time de Rogério Ceni. Desde que estreou na temporada, são 15 vitórias e dois empates dentro de seus domínios.

A única derrota em casa em 2024 foi para o Jequié-BA, por 1 a 0, na primeira rodada do Campeonato Baiano. Na ocasião, porém, o Bahia escalou um time predominantemente sub-20, já que o elenco profissional fazia pré-temporada em Manchester, na Inglaterra.

Próximo jogo

O Esquadrão volta a campo na próxima quinta-feira (20), às 20h (de Brasília), pela 10ª rodada da Série A. O adversário da vez é o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais