Após sete anos de jejum, o Vitória pode se chamar de campeão baiano. Neste domingo (7), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), o Leão empatou com o Bahia em 1 a 1 e garantiu o título da edição de 2024 do Estadual. A última conquista rubro-negra havia sido em 2017.
Como venceu o primeiro jogo, disputado no Barradão, por 3 a 2, o Rubro-Nehro baiano tinha a vantagem do empate para ficar com a taça.
Wagner Leonardo foi o autor do gol do Vitória. Everton Ribeiro marcou para o Bahia. O jogo ainda teve a expulsão do volante Rezende, do Tricolor, no primeiro tempo.
Relato do jogo
O Bahia começou pressionando a saída de bola do Vitória, e colheu frutos logo aos três minutos. Thaciano teve chance de finalizar de dentro da área, mas Lucas Arcanjo fez boa defesa.
Vitória abre o placar
Quem saiu na frente, no entanto, foi o Vitória. Aos 13 minutos, Alerrandro finalizou da entrada da área, Marcos Felipe defendeu e, no rebote, Wagner Leonardo mandou para o fundo das redes.
Everton Ribeiro empata
O gol de empate do Bahia não demorou a sair. Aos 19 minutos, em contra-ataque rápido, Biel cruzou na grande área, Lucas Arcanjo espalmou e, na sobra, Everton Ribeiro finalizou no ângulo, sem chances para o goleiro rubro-negro.
Aos 26, quase o segundo. Thaciano fez linda jogada pela esquerda, limpou dois marcadores e finalizou firme de direita. Lucas Arcanjo defendeu. No rebote, Cauly também tentou, mas o arqueiro do Leão salvou de novo.
Volante do Bahia é expulso
O Vitória respondeu aos 30, com Osvaldo. O atacante saía na cara de Marcos Felipe, quando foi derrubado por Rezende antes de entrar na área. O árbitro Emerson Ricardo de Almeida aplicou o cartão vermelho ao volante do Esquadrão, que ficou com um a menos.
Matheusinho quase colocou o Leão na frente do placar novamente aos 42 minutos. Após boa jogada com Osvaldo, o meia finalizou forte de fora da área e obrigou Marcos Felipe a fazer boa defesa.
Gol, mas não valeu
Aos 48, Rodrigo Andrade recebeu de Matheusinho na cara do gol, driblou Marcos Felipe e fez o segundo do Vitória. No entanto, o camisa 8 estava impedido e o lance foi invalidado.
Alerrandro para na trave
O segundo tempo voltou tão tenso quanto o primeiro. Mas o Vitória foi quem criou a primeira chance mais clara. Aos 23 minutos, Matheusinho encontrou lindo passe para Alerrandro. Na cara do gol, o camisa 9 do Leão acertou a trave.
Marcos Felipe faz milagre
O Leão voltou a assustar aos 33, mas parou no milagre de Marcos Felipe. Matheusinho cobrou escanteio da direita, Caio Vinícius cabeceou e o goleiro do Bahia fez linda defesa. Na sobra, Willian Oliveira tentou de voleio, mas mandou para fora.
Aos 39, Iury Castilho recebeu belo passe de Zé Hugo dentro da área e finalizou para fora. Foi a terceira chance seguida que o Vitória desperdiçou para matar o jogo.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira (10), pela Copa do Nordeste. A equipe tricolor vai enfrentar o Náutico, na Arena Fonte Nova, às 21h30 (de Brasília), pelas quartas de final da competição regional.
Já o Vitória só tem compromisso marcado para o próximo domingo (14), quando estreia no Brasileirão contra o Palmeiras, no Barradão. A partida está marcada para começar às 18h30.
Bahia 1 x 1 Vitória
Bahia
Marcos Felipe; Santi Arias (Gilberto), Kanu, Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre (Ademir), Jean Lucas, Thaciano, Everton Ribeiro (Oscar Estupiñan) e Cauly; Biel (Luciano Juba). Técnico: Rogério Ceni.
Vitória
Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK (Lucas Esteves); Willian Oliveira, Dudu (Iury Castilho), Rodrigo Andrade (Caio Vinícius) e Matheusinho; Osvaldo (Mateus Gonçalves) e Alerrandro (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
Gols
Everton Ribeiro (19min1ºT), para o Bahia
Wagner Leonardo (13min1ºT), para o Vitória
Cartões amarelos
Jean Lucas, Gilberto e Kanu (Bahia); Matheusinho, Dudu, Wagner Leonardo, Lucas Esteves e Mateus Gonçalves (Vitória)
Cartão vermelho
Rezende (Bahia)
Público: 48.587 pessoas
Renda: R$ 1.723.635,00
Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Baiano de 2024
Data: 7 de abril de 2024 (quarta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)