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Empresa contratada por Textor aponta gol irregular do Botafogo contra o Flamengo

A empresa Good Game!, contratada por John Textor, aponta erro de Raphael Claus ao validar o gol de Savarino, nos acréscimos do segundo tempo

Júnior Santos, do Botafogo, e Léo Pereira, do Flamengo, durante clássico pelo Campeonato Brasileiro

O relatório da Good Game!, empresa contratada por John Textor para avaliar as decisões da arbitragem no clássico entre Flamengo e Botafogo, apontou erro da arbitragem ao validar o gol de Savarino, nos acréscimos da etapa final, que determinou a vitória por 2 a 0 do Alvinegro.

A informação foi divulgada pelo canal Sportv, nesta segunda (29), dia seguinte à partida. Segundo o jornalista André Rizek, o relatório indicou 129 tomadas de decisão da equipe de arbitragem, comandada por Raphael Claus (Fifa/SP).

A validação do segundo gol do Botafogo foi o único erro grave de acordo com o relatório da Good Game!. Ainda existiram outros sete erros “pouco significativos”, como o cartão amarelo não dado a Luiz Henrique por vestir uma máscara na comemoração do primeiro gol.

Horas depois do clássico, a CBF divulgou o áudio do VAR sobre o lance no qual o Flamengo reclama de falta de Diego Hernández, do Botafogo, em Fabrício Bruno, do Flamengo. Confira:

Raphael Claus (árbitro): “Para mim não foi nada. Cavou muito, Toski. Ele jogou a perna e se atira. Cavou muito”

Rodolpho Toski Marques (VAR): “Estou de acordo. Sem impacto. Gol confirmado, não teve impacto. Contato normal de jogo, lateralizado. Ele sente o contato, o contato é mínimo, e se atira.”

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A definição da CBF em escalar Raphael Claus para apitar o clássico foi questionada pelo Botafogo e por John Textor, que tem denunciado manipulação de resultados no futebol brasileiro.

A CBF não atendeu ao pedido do Alvinegro e manteve a equipe de arbitragem. Antes do clássico, o Botafogo informou que contratou os serviços da Good Game para receber, em tempo real, uma visão computadorizada das decisões de arbitragem para cada apito do jogo através de dois componentes, que atuam da seguinte forma, segundo o clube carioca:

  • O componente “Ref_Eval” (Avaliação de Arbitragem) fornece alertas em tempo real relacionados a chamadas de arbitragem tanto boas quanto ruins, conforme ocorrem em cada jogo, fornecendo uma ferramenta poderosa para a educação contínua e treinamento de árbitros.
  • O componente “Match_Fix” (Manipulação de Partida) oferece ainda mais garantia da integridade do jogo, capaz de detectar as raras ocasiões em que os participantes em campo infelizmente optam por manipular os resultados competitivos.

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Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.