Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Escalação do Botafogo: Paiva prepara time para ‘decisão’ contra o Atlético de Madrid

Equipes se enfrentam nesta segunda-feira (23) no Rose Bowl Stadium pela classificação no Grupo B do Mundial de Clubes

Renato Paiva em treino do Botafogo

O Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid nesta segunda-feira (23), às 16h (de Brasília), pela terceira e última rodada do Grupo B do Mundial de Clubes da Fifa, no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, na Califórnia.

Para conquistar a classificação para as oitavas do torneio, o técnico Renato Paiva deve repetir a escalação da vitória histórica contra o Paris Saint-Germain na quinta-feira (19).

O Fogão deve ir para o jogo com John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Allan e Marlon Freitas; Savarino, Igor Jesus e Artur.

Do outro lado, o Atleti também deve entrar em campo com Oblak; Llorente, Giménez, Le Normand e Galan; Simeone, De Paul, Barrios e Koke (Samuel Lino); Alvarez e Griezmann.

Leia também

Grupo B do Mundial de Clubes

Com a vitória sobre o PSG, o Botafogo lidera o Grupo B do Mundial de Clubes com 100% de aproveitamento após duas rodadas. A classificação na chave para as oitavas de final ainda está aberta, com duas vagas em disputa com o rival francês e com o Atlético de Madrid, tendo a possibilidade de um empate triplo em pontuação.

Após duas rodadas, o Glorioso lidera o Grupo B com seis pontos e um saldo positivo de dois gols. PSG e Atleti têm três pontos cada, com os franceses com saldo de três gols, e espanhóis com saldo de negativo de dois gols. O Seattle Sounders, lanterna sem pontos, não tem mais chances de classificação.

Se Botafogo, PSG e Atlético de Madrid terminarem com seis pontos, o primeiro critério de desempate da Fifa é a pontuação nos jogos entre os times envolvidos, ou seja, desconsidera os confrontos com o Seattle Sounders.

O empate triplo acontecerá em caso de vitória do PSG sobre o Seattle Sounders e vitória do Atlético de Madrid sobre o Botafogo.

Os três terminarão com seis pontos. Aí, entra o critério de desempate entre os confrontos diretos: Botafogo x PSG, PSG x Atlético e Atlético x Botafogo.

Com uma vitória e uma derrota de cada, o próximo critério é o saldo de gols nesses jogos entre os três.

Com a vitória sobre PSG por 1 a 0, o Botafogo só será eliminado se perder para o Atlético por três gols ou mais.

Uma derrota por um ou dois gols ainda garante a vaga, mas com o PSG ultrapassando o time brasileiro na liderança.

  • Se empatar ou vencer o Atlético, o Botafogo se classifica em 1º;
  • Se perder por 1 ou 2 gols do Atlético, o Botafogo se classifica em 2º, com o PSG em 1º;
  • Se perder por 3 gols ou mais do Atlético de Madrid, o Botafogo pode ser eliminado, dependendo do saldo e dos gols marcados entre os três.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte