Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Sem escolher função, atacante projeta encaixe no Botafogo de Renato Paiva

Elias Manoel é uma das opções no setor ofensivo para Renato Paiva, que estreia no comando do Glorioso neste domingo (30), contra o Palmeiras, pelo Brasileirão

Ponta, como destacou-se nas divisões de base do Grêmio, ou centroavante, posição que adaptou-se nas últimas duas temporadas: Elias Manoel está à disposição para atuar no Botafogo nas duas funções. Nesta terça (25), o atacante foi oficialmente apresentado como reforço do Glorioso e destacou a vontade de estar em campo, independentemente da escolha de Renato Paiva.

“Joguei a base inteira de ponta. Há dois anos, mudei para centroavante. Você fica mais próximo do gol, e o ponta exige um pouco mais. Me sinto bem para as duas posições. Nos treinos tenho feito bastante de ponta, mas também como centroavante. Me sinto preparado. Onde o professor precisar, estou pronto para jogar”, afirmou Elias Manoel.

Aos 23 anos, Elias Manoel é um dos 11 reforços do Botafogo em 2025. A disputa no setor ofensivo é grande, com Igor Jesus, Savarino, Artur, Santiago Rodríguez e companhia.

O novo camisa 33 do Glorioso está treinando desde o fim de fevereiro sob comando de Renato Paiva, e destacou os pedidos do treinador para os homens de ataque.

“O Renato é um treinador que gosta de velocidade. Como temos Artur, Savarino, Santi, jogadores de velocidade, ele quer que o centroavante fique mais dentro da área. Até pela nossa estratégia de jogo. Só que isso não impede o centroavante sair da área. Isso vai ser bom pelo estilo de jogo que ele quer e vai encaixar com os jogadores que ele têm”, projetou.

Leia também

Após um mês dedicados aos treinos no Espaço Lonier, com a comissão técnica de Renato Paiva, o Botafogo estreia no Brasileirão neste domingo (30), contra o Palmeiras.

Os times rivalizaram as disputas por títulos da Série A em 2023 e 2024 e se enfrentaram na Libertadores do ano passado. Assim, a expectativa para o confronto é grande.

“O Palmeiras é uma grande equipe, todos sabem da crescente nos últimos anos. O Botafogo também, não à toa ganhou no ano passado. Será um grande jogo. Estamos confiantes em ir lá fazer o resultado. Será no detalhe. Quem errar menos sairá vencedor”, completou Elias Manoel.

O mercado do Botafogo

Um dos clubes mais ativos na janela de transferências do início do ano, o Botafogo se aproximou dos R$ 500 milhões investidos na reformulação do elenco. Ao todo, foram 11 contratações.

Dos 11 atletas contratados, seis chegam com 23 anos ou menos: Léo Linck, Jair, David Ricardo, Nathan Fernandes, Elias Manoel e Rwan Cruz. A idade, aliado ao potencial avaliado pelo scout do clube, permite ao Botafogo ter retorno técnico e financeiro com os investimentos nos próximos anos. Veja, abaixo, os valores de cada contratação feita pelo Botafogo em 2025.

Wendel, de 27 anos, chega ao clube em junho vindo do Zenit, da Rússia. Marçal, o mais experiente com 35 anos, está de volta ao clube após o término de seu contrato em dezembro. As partes finalizam o novo acordo antes de anunciar o “retorno”. Santiago Rodríguez (25), Artur (27) e Jeffinho (25), contratado em definitivo junto ao Lyon, completam a lista.

Confira mais respostas de Elias Manoel, novo atacante do Botafogo:

Primeiras palavras como jogador do Botafogo
“Muito feliz por estar aqui. Uma grande oportunidade na minha carreira. Vim ajudar o time a conquistar títulos e repetir o ano passado. Quem sabe mais. Só quero agradecer pela oportunidade. Espero dar o meu melhor para fazer mais um ano vitorioso.”

Entrosamento
“Estou muito feliz. Já conhecia alguns jogadores. O Cuiabano e o Nathan do Grêmio. Me deram total confiança, todos que estão aqui. Marlon, Marçal, me acolheram muito bem. Estou me sentindo bem, mais leve e confiante para fazer meu trabalho muito bem.”

Pressão de atuar no atual campeão da América e do Brasil
“Todo grande clube tem pressão. Tento evitar isso, me sentir mais confiante e tranquilo para desenvolver meu futebol. Pressão tem em todo lugar. Vai de você saber filtrar para te fazer crescer. Procuro fazer da pressão uma motivação para querer mais.”

Negociação com o Botafogo
“Quando estava no Red Bull, já havia contatos com o Botafogo. Com a consulta, falei que gostaria de vir para cá. Um grande clube, seria muito bom para a minha carreira. Jogar no campeão não é para qualquer um. É uma grande oportunidade na minha carreira.”

Condições físicas e tempo sem atuar
“Fisicamente, estou me sentindo muito bem. Esse período sem jogos foi muito bom, pude focar nessa parte física. Estou me sentindo muito bem. O Renato Paiva passa total confiança para todo mundo e todos nós estamos na melhor forma possível. Domingo, estamos preparados para o início da maratona de jogos.”

Retorno da MLS para o futebol brasileiro
“A Liga Americana está crescendo muito, com grandes jogadores indo para lá Ainda está em desenvolvimento por ser uma Liga recente. Vir para o Botafogo não é para qualquer um. Jogar no atual campeão da América e do Brasil, então não pensei duas vezes. Queria vir para cá desenvolver meu bom futebol e alcançar meus objetivos.”

Objetivos
"É um sonho de todo jogador chegar na Seleção Brasileira. É um dos motivos de vir para cá, sei que a Seleção não é carente de atacantes, mas há oportunidades. Se fizer um bom ano, você chega lá. Como o Igor Jesus chegou. É oportunidade.”

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais