Sem entrar em campo desde 27 de fevereiro, o Botafogo completará um mês sem jogos oficiais antes da estreia do Campeonato Brasileiro, domingo (30), contra o Palmeiras. A partir desta data, a equipe entrará em uma “maratona”. Serão nove compromissos em 28 dias, sequência que testará a parte física do elenco à disposição de Renato Paiva.
O treinador português assumiu o comando da equipe justamente neste período, herdando o trabalho feito interinamente por Carlos Leiria e, depois, por Cláudio Caçapa. Após o amistoso contra o Novorizontino, no último sábado (22), Paiva foi questionado sobre a evolução física do grupo na “pré-temporada”.
“Não sei se a equipe estava mal (fisicamente). Trabalharam com o Leiria e depois com o Caçapa. Nós não podemos menosprezar o trabalho das pessoas. O Leiria fez seu trabalho de forma muito profissional. Os jogadores igual. Não se ganhou por várias questões, não só física. Nós recebemos essa base física e é em cima dela que vamos trabalhar”, afirmou Paiva.
A estreia de Paiva será contra o Palmeiras, do compatriota Abel Ferreira, neste domingo (30) no Allianz Parque, em São Paulo. Três dias depois, o Glorioso visita a Universidad de Chile, em Santiago, na primeira rodada do Grupo A da Libertadores. O Botafogo é o atual campeão brasileiro e da América.
Confira, abaixo, a agenda de jogos do Botafogo até o fim de abril:
- 30 de março, em São Paulo - Palmeiras x Botafogo (Brasileirão)
- 2 de abril, em Santiago - Universidad de Chile x Botafogo (Libertadores)
- 5 ou 6 de abril, no Rio de Janeiro - Botafogo x Juventude (Brasileirão)
- 8 de abril, no Rio de Janeiro - Botafogo x Carabobo (Libertadores)
- 12 ou 13 de abril, em Bragança Paulista - Bragantino x Botafogo (Brasileirão)
- 15 ou 16 de abril, no Rio de Janeiro - Botafogo x São Paulo (Brasileirão)
- 19 ou 20 de abril, em Belo Horizonte - Atlético x Botafogo (Brasileirão)
- 24 de abril, em Buenos Aires - Estudiantes x Botafogo (Libertadores)
- 26 ou 27 de abril, no Rio de Janeiro - Botafogo x Fluminense (Brasileirão)
*A CBF ainda não detalhou os horários e datas dos jogos a partir da segunda rodada da Série A
Recuperação de atletas é valorizada por Renato Paiva
Com o período sem jogos, o Botafogo inicia as disputas do Brasileirão e da Libertadores praticamente com o departamento médico “zerado”. Esse foi um ponto valorizado por Renato Paiva.
O treinador citou os casos de Jeffinho e Bastos, que estavam lesionados no início de seu trabalho, mas agora já estão à disposição. Artur e Nathan Fernandes, que tiveram lesões musculares em 2025, fazem parte do mesmo grupo.
Assim, a expectativa é de que o Botafogo tenha força máxima para a “largada” do Campeonato Brasileiro e Libertadores, torneios nos quais defenderá o status de atual campeão.