Ouvindo...

Abel Ferreira x Renato Paiva: histórico entre os portugueses tem goleada

Nos respectivos comandos de Palmeiras e Botafogo, os treinadores compatriotas se enfrentarão na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (30), em São Paulo

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro colocará frente a frente Palmeiras e Botafogo, times que rivalizaram as disputas dos títulos nos últimos anos. Neste domingo (30), os times de Abel Ferreira e Renato Paiva se enfrentam no Allianz Parque, em São Paulo. Será o terceiro confronto entre os técnicos portugueses. A bola rola às 16h (de Brasília).

O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real desse e de todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.

Os três confrontos foram com Abel Ferreira no comando do Palmeiras. Nos dois primeiros, Renato Paiva dirigia o Independiente Del Valle, do Equador, que foi adversário do Verdão na fase de grupos da Libertadores em 2021. O time de Abel goleou por 5 a 0, em São Paulo, e venceu por 1 a 0 em Quito.

Renato Paiva, que fez carreira nas divisões de base do Benfica, não trabalhou nas equipes profissionais em Portugal. A primeira experiência foi no Del Valle, do Equador. Depois, dirigiu o León e o Toluca, do México, além do Bahia. Foi pelo Esquadrão, no Brasileirão de 2023, que conseguiu vencer o Palmeiras de Abel.

Confira, abaixo, os confrontos entre os times de Abel Ferreira e Renato Paiva:
  • 22/6/23, pelo Brasileirão: Bahia 1x0 Palmeiras (11ª rodada)
  • 12/5/21, pela Libertadores: Independiente Del Valle 0x1 Palmeiras (fase de grupos)
  • 28/4/21, pela Libertadores: Palmeiras 5x0 Independiente De Valle (fase de grupos)
Leia também

O mais longevo contra o estreante

Entre os maiores técnicos da história do Palmeiras, Abel Ferreira está no clube desde outubro de 2020. Aproximando-se dos cinco anos no cargo, o português é o treinador mais longevo da Série A. Pablo Vojvoda, dirigindo o Fortaleza desde maio de 2021, o segue.

Neste período, Abel Ferreira conquistou nada menos que duas Libertadores (2020 e 2021), dois Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), três Paulistas (2022, 2023 e 2024), uma Supercopa do Brasil (2023) e uma Recopa Sul-Americana (2022).

Renato Paiva, por sua vez, ainda está perto de completar seu primeiro mês como técnico no Botafogo. O português foi anunciado em 28 de fevereiro e teve o período livre sem jogos para introduzir os conceitos de seu modelo de jogo junto ao elenco do Glorioso.

A pressão, contudo, é por resultados após o início frustrante de 2025, com vices da Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil e campanha abaixo da crítica no Estadual. O clube investiu alto na reformulação do grupo após os títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2024.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais