Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo terá remanescentes de 2023 em reencontro com o Palmeiras

Elenco do Glorioso foi reformulado após derrocada na reta final de 2023, que teve como a derrota de virada para o Palmeiras, no Nilton Santos, como marca

Júnior Santos é um dos jogadores que seguem no Botafogo de 2023 para 2024

A derrota por 4 a 3 para o Palmeiras, em 1º de novembro de 2023 no Nilton Santos, marcou a derrocada do Botafogo na reta final do Brasileirão. Após mais de oito meses, os times voltam a se enfrentar nesta quarta (17) e, vivendo um novo momento, o Glorioso terá poucos remanescentes daquela partida em ação. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Rio de Janeiro.

Uma das medidas para “virar a página” de 2023, o Botafogo apostou em uma reformulação do elenco. Foram 15 reforços e mais de 10 saídas. As classificações para as oitavas de final da Libertadores e o trabalho de Artur Jorge, iniciado em abril, foram determinantes para o Glorioso chegar confiante para o confronto desta quarta.

Leia também

Os remanescentes e prováveis titulares

Dos 11 titulares do Botafogo na derrota para o Palmeiras em 2023, cinco foram negociados e não estão mais no clube: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Victor Sá.

Já o lateral-esquerdo Marçal e o meia Tchê Tchê já não são mais titulares, e devem iniciar o confronto como opções no banco, enquanto Eduardo está lesionado.

Marlon Freitas, Júnior Santos e Tiquinho Soares são os remanescentes cotados para serem titulares no reencontro com o Palmeiras.

Artur Jorge ainda não definiu a equipe e tem feitos mudanças pontuais jogo a jogo. No setor ofensivo, Luiz Henrique e Savarino disputam posições com os atletas citados.

Para este confronto, Diego Hernández, suspenso, Matheus Nascimento, Jeffinho e Rafael, lesionados, são as baixas para o Botafogo.

Assim, uma provável formação do Glorioso tem John; Damián Suárez, Halter, Bastos e Cuiabano; Marlon Freitas, Gregore e Tchê Tchê (Romero); Luiz Henrique (Savarino), Júnior Santos e Tiquinho.

A virada épica no Nilton Santos

Em 1º de novembro, Botafogo e Palmeiras jogaram pela 31ª rodada do Brasileirão. O Alvinegro era o líder, com 60 pontos, seguido por Bragantino (52), Palmeiras e Flamengo, ambos com 50.

O Botafogo foi para o intervalo vencendo por 3 a 0, mas o Palmeiras virou o jogo de forma épica, marcando o 4 a 3 aos 54 minutos da etapa final.

A partida marcou o início da derrocada do time carioca, que não venceu mais no campeonato, terminando em quinto. O Palmeiras, de Abel Ferreira, arrancou para o título.

O início do embate entre Textor e Leila Pereira

Momentos após a derrota, John Textor foi ao campo do Estádio Nilton Santos e falou em “roubo e corrupção”, contestando a expulsão de Adryelson no início do segundo tempo.

A partir deste momento, o proprietário da SAF do Botafogo tornou-se protagonista de denúncias de manipulação de resultados no futebol brasileiro. Saiba mais aqui.

As denúncias resultaram na criação da CPI da Manipulação de Resultados e Apostas Esportivas, nas quais dirigentes, incluindo o próprio John Textor e Leila Pereira, foram ouvidos.

A presidente do Palmeiras passou a trocar acusações e farpas públicas com o dirigente do Botafogo, a quem classificou como “vergonha do futebol brasileiro”, entre outros termos.

O último episódio do embate entre os dirigentes de Botafogo aconteceu nesta semana, com o anúncio feito por John Textor que processará Leila Pereira nos Estados Unidos.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.