O meia Everton Ribeiro fez, nessa sexta-feira (6), um balanço de sua primeira temporada com a camisa do Bahia. Contratado no início do ano após ficar livre no mercado, o ídolo de Flamengo e Cruzeiro entende que teve oscilações ao longo de 2024.
"É difícil eu falar de mim mesmo. É uma primeira temporada, conhecendo novos companheiros. Tive momentos de muita felicidade, de poder fazer gols, dar assistências, com grandes partidas. E altos e baixos também, com jogos em que não consegui render o meu melhor”, disse, em entrevista coletiva concedida no CT Evaristo de Macedo, em Camaçari-BA.
Hoje com 35 anos, Everton tem contrato com o Esquadrão de Aço até o fim de 2025. Na atual temporada, ele disputou 60 jogos, marcou seis gols e deu nove assistências.
Nenhum título foi conquistado no período. O Tricolor foi derrotado pelo Vitória na final do Campeonato Baiano, pelo CRB na semifinal da Copa do Nordeste, e pelo Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil.
Sua última partida no ano será no próximo domingo (8), quando o Bahia enfrentará o Atlético-GO, pela última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. As equipes entram em campo a partir das 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Briga por Libertadores
Caso vença o Dragão, o Esquadrão de Aço estará matematicamente classificado para a Libertadores do ano que vem. Atualmente, o time treinado por Rogério Ceni ocupa a oitava colocação do Brasileirão, com 50 pontos.
Caso empate, precisará torcer para que o Cruzeiro também não vença sua partida. A Raposa enfrentará o Juventude, também no domingo, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.
Se perder, a torcida será basicamente a mesma no caso de empate. Isso porque o Cruzeiro tem uma vitória a menos que o Bahia. Caso os dois terminem com 50 pontos, portanto, o Tricolor ainda ficará na frente.
No entanto, uma derrota do time de Rogério Ceni coloca o Vasco, 10º colocado, com 47 pontos, como outro concorrente na disputa. O Bahia precisará torcer para que o Cruzmaltino não vença o Cuiabá, na Arena Pantanal, e tire 12 gols de diferença no saldo.
“Estamos devendo, principalmente em relação ao desempenho. Não é favorável o momento. Mas temos essa oportunidade. Tudo que construímos durante o campeonato nos deu a oportunidade de estar em casa, diante da nossa torcida, para voltar à Libertadores depois de tanto tempo. Temos que esquecer esse momento e viver o jogo de forma única, com muito empenho, animação, focado para vencer”, avalia Everton.