Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Decaiu? Bahia sofre mais no segundo turno e pontua menos no Brasileirão

Equipe tricolor está na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem

Everton Ribeiro, meia do Bahia

O início de campanha do Bahia no returno da Série A do Campeonato Brasileiro não é, nem de longe, tão bom quanto o do primeiro turno. Goleado pelo Fortaleza no último sábado (21), o time treinado por Rogério Ceni vive um momento de oscilação na temporada.

O Tricolor tem apenas 11 pontos conquistados em oito partidas - aproveitamento de 45,8% -, e ocupa a 10ª posição do segundo turno. Na etapa inicial do campeonato, foram 17 pontos em oito jogos - aproveitamento de 70,8% que deu ao time a vice-liderança do torneio à época.

Leia também

A campanha tricolor no segundo turno é inferior às de times que estão na briga contra a zona de rebaixamento, como Fluminense e Vitória, por exemplo, que marcaram 13 pontos cada.

Para o técnico Rogério Ceni, a equipe não pode oscilar tanto entre partidas dentro e fora de casa. Após a goleada sofrida para o Fortaleza, no último sábado (21), o técnico do Esquadrão se mostrou indignado.

"“Viemos para cá com uma grande expectativa, pelo que fizemos na rodada passada. Nós que criamos essa expectativa, mas não correspondemos em nada. Uma partida abaixo de todos, do nosso meio de campo, que é nosso termômetro e não existiu. É assustadora essa diferença de atuação em casa e fora de casa, foi nossa pior partida no Brasileiro”, afirmou.

Após 27 rodadas, o Bahia ocupa a sexta colocação do Brasileirão, com 42 pontos. A pontuação é a mesma do Cruzeiro, primeiro clube fora da zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.

Chance de Libertadores

Com o resultado do sábado, o Esquadrão viu sua chance de alcançar uma vaga para a Libertadores do ano que vem diminuir. É o que mostram os números do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antes de ser goleado pelo Fortaleza, o Esquadrão aparecia com 48,7% de probabilidade de se classificar para o maior torneio continental da América do Sul. Agora, tem 43,1% de chances.

Até o fim do Brasileiro, o Bahia terá 11 partidas para tentar alcançar o objetivo. Os adversários serão Criciúma (em casa), Flamengo (em casa), Cruzeiro (fora), Vasco (fora), São Paulo (em casa), Juventude (fora), Palmeiras (em casa), Athletico-PR (em casa), Cuiabá (fora), Corinthians (fora) e Atlético-GO (em casa).

O próximo compromisso, contra o Criciúma, será no domingo (29), às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada da Série A.

Possibilidade de mais vagas

Vale sempre lembrar que o Brasileirão pode ter mais vagas destinadas à Libertadores até o fim do ano. Para isso, basta que integrantes do G6 conquistem Copa do Brasil, Libertadores ou Sul-Americana. Caso isso ocorra nas três competições, o G6 viraria “G9".

Classificação do returno do Brasileiro

  1. Fortaleza - 19 pontos
  2. Palmeiras - 17 pontos
  3. Botafogo - 16 pontos
  4. Grêmio - 16 pontos
  5. Internacional - 15 pontos
  6. Vitória - 13 pontos
  7. Fluminense - 13 pontos
  8. São Paulo - 12 pontos
  9. Vasco - 12 pontos
  10. Bahia - 11 pontos
  11. Atlético - 11 pontos
  12. Juventude - 10 pontos
  13. Cruzeiro - 10 pontos
  14. Corinthians - 9 pontos
  15. Flamengo - 8 pontos
  16. Criciúma - 8 pontos
  17. Atlético-GO - 6 pontos
  18. RB Bragantino - 6 pontos
  19. Athletico-PR - 6 pontos
  20. Cuiabá - 5 pontos

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.