Ouvindo...

Fortaleza goleia o Bahia, encerra jejum e continua na cola do líder Botafogo

Com dois gols de Marinho, Tricolor cearense fez 4 a 1, na noite deste sábado (21), na Arena Castelão, pela 27ª rodada da Série A do Brasileiro

Marinho comemora gol do Fortaleza contra o Bahia pelo Brasileirão

O Fortaleza encerrou o jejum de quatro jogos sem vitória e, na noite deste sábado (21), goleou o Bahia por 4 a 1, na Arena Castelão, na capital cearense. O jogo foi válido pela 27ª rodada da Série A do Brasileiro e teve atuação inspirada do atacante Marinho.

O camisa 11 fez dois gols, bonitos, para garantir os três pontos ao Leão, que se consolida no G4, com 52 pontos, mantendo a perseguição ao líder Botafogo, que tem 56.

O resultado faz o time de Juan Pablo Vojvoda dormir na vice-liderança, esperando o resultado do Palmeiras neste domingo (22), que tem 50 pontos e vai encarar o Vasco, em Brasília. O jogo será às 16h (de Brasília).

O Bahia parou nos 42 pontos, e a depender do resultado do Cruzeiro neste domingo (22), contra o Cuiabá, fora de casa, às 18h30 (de Brasília), pode perder a sexta colocação, caso os mineiros vençam. Desta maneira sairia do G6, o grupo de seis times que com certeza estará na Libertadores em 2025, o objetivo do clube de Salvador neste momento.

Golaços

Após jogar muito mal na derrota por 2 a 0 para o Corinthians no meio de semana, pela Copa Sul-Americana, o técnico Juan Pablo Vojvoda mudou peças e o esquema tático para enfrentar o Bahia. Povoou o meio de campo, com Zé Welison, Rossetto, Hércules e Martinez, ex-América. E só dois jogadores na frente, Marinho e Lucero.

A atuação foi bem melhor, em uma noite de gala de Marinho. No primeiro gol, o camisa 11 recebeu pela direita, avançou para dentro e acertou um chutaço de fora da área, na gaveta de Marcos Felipe.

O Bahia de Ceni, com sua base principal, a exceção do zagueiro Kanu, suspenso, tentou entrar no jogo e o empate aconteceu dois minutos depois. Cauly rolou para Everaldo na entrada da área, que chutou colocado acertando o cantinho esquerdo alto de João Ricardo.

O Fortaleza continuou melhor em campo, e aos 35 minutos, sete após o empate, Brítez tocou para Marinho na ponta direita, e o camisa 11 fez movimento igual ao do primeiro gol, cortando para o meio e chutando colocado no canto de Marcos Felipe.

O segundo tempo também foi do Fortaleza, que criou as melhores chances. O terceiro gol saiu de um pênalti sofrido por Renato Kayzer. Pochettino cobrou, Marcos Felipe pegou, mas no rebote o argentino marcou.

Mesmo com Zé Welison expulso, após falta em Arias, o Fortaleza continuou melhor e ampliou com Renato Kayzer, após passe preciso de calcanhar de Martinez dentro da área.

Próximos jogos

Pela Série A, o Fortaleza volta a campo no dia 29 de setembro, domingo da próxima semana, contra o Cuiabá. O jogo será na Arena Castelão, às 16h (de Brasília), pela 28ª rodada. Antes, o Leão tem o confronto decisivo contra o Corinthians, na terça-feira (24), na volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Como perdeu a ida por 2 a 0, na Arena Castelão, o Tricolor do Pici precisa vencer por três gols de diferença para avançar direto à semifinal, ou por dois para levar a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis. O jogo na Neo Química Arena, em São Paulo, será às 21h30 (de Brasília).

O Bahia enfrenta também no dia 29 de setembro o Criciúma, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 28ª rodada do Brasileirão. O jogo será às 18h30 (de Brasília).

Fortaleza 4 x 1 Bahia

Fortaleza

João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Tomás Cardona e Eros Mancuso (Tinga); Zé Welison, Matheus Rossetto (Pedro Augusto, Hércules (Pochettino) e Martinez; Marinho (Yago Pikachu) e Lucero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Bahia

Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Victor Cuesta (Rezende) e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Ademir); Thaciano (Rafael Ratão) e Everaldo (Luciano Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni

Motivo: 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 21 de setembro de 2024 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Gols
Marinho (26min1ºT) e (35min1ºT), Pochettino (34min2ºT), Renato Kayzer (43min2ºT) para o Fortaleza
Everaldo (28min1ºT) para o Bahia

Cartões Amarelos
Matheus Rossetto, Lucero (Fortaleza); Jean Lucas (Bahia)

Cartão Vermelho
Zé Welison

Público total: 24.774 presentes
Renda bruta: R$ 306.031,00

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.