Alvo de críticas da torcida desde que desembarcou em Salvador (BA), no ano passado, o atacante Everaldo é um dos principais destaques do Bahia neste bom início do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Com três gols marcados em cinco jogos (média de 0,6 por partida), ele é um dos jogadores mais eficientes da competição.
Dos atletas que têm pelo menos cinco finalizações na Primeira Divisão, o camisa 9 tricolor é o terceiro com maior percentual de acertos. Dos oito chutes que tentou, seis foram na meta adversária (75% de aproveitamento). Os dados são do FootStats, que levanta estatísticas sobre a competição.
Apenas Rafael Silva, do Cruzeiro (acertou seis de seis - 100%), e Felipe Mateus, do Criciúma (acertou cinco de cinco - 100%) são mais eficientes neste início do que Everaldo.
O bom rendimento garantiu ao jogador uma vaga mais “cativa” no time comandado por Rogério Ceni. Apesar do rodízio implementado ao longo da temporada, o técnico repetiu a mesma escalação nos últimos três jogos, contra Grêmio (Brasileirão), Criciúma (Copa do Brasil) e Botafogo (Brasileirão). Everaldo começou entre os 11 em todos, e o Bahia venceu todos.
Vale lembrar que, no Brasileirão de 2023, o centroavante balançou as redes em apenas nove oportunidades nos 33 jogos que atuou.
Início ruim
Contando todas as competições, o atacante do Esquadrão tem seis gols em 21 jogos, o que mostra que o início da temporada não foi tão produtivo para ele.
Após ter marcado nas duas rodadas iniciais do Baiano, Everaldo amargou um jejum de oito partidas sem balançar as redes. O terceiro gol de 2024 surgiu no dia 7 de março, durante a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, pela Copa do Nordeste.
A partir dali, um novo jejum: seis jogos sem marcar. A sina acabou no clássico contra o Vitória,
Boa fase do Bahia
A boa fase do Bahia é também fruto do bom desempenho de seus jogadores. Invicto há cinco jogos, o Esquadrão registra, em 2024,
Com 10 pontos conquistados, o clube ocupa a vice-liderança do Brasileirão. O Athletico, com os mesmos 10 pontos, está na frente apenas por causa do saldo de gols - 4 contra 2.
O Tricolor é dono do melhor ataque entre clubes da Série A nesta temporada, com 60 gols marcados em 30 partidas - média de dois por jogo.
A equipe volta a campo no próximo domingo (12), às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), para enfrentar o RB Bragantino. O jogo vale pela 6ª rodada do Brasileiro.