Com gols de Santi Rodríguez e Jeffinho, o
Após dois jogos sem vencer - empate com o Grêmio e derrota para o Fluminense -, a vitória em casa alivia a pressão para cima do treinador italiano. Com 43 pontos, o Glorioso é o atual quarto colocado, ultrapassando o Mirassol.
O Bahia, que vinha de vitória sobre o Palmeiras, segue em sexto lugar com 40 pontos.
Os próximos jogos
O Botafogo volta a campo no sábado (4): visita o Inter no Beira-Rio, em Porto Alegre.
O Bahia, no domingo (5), recebe o Flamengo na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Botafogo se encontra e abre o placar
O Botafogo teve dificuldades no início da partida, com muitos erros de passe e dificuldade na saída de bola. O Bahia aproveitou-se e criou as primeiras chances, mas as finalizações de Sanabria e Santi Arias não ameaçaram a meta defendida por Léo Linck.
Dos 20 minutos em diante, a equipe mandante encontrou-se a partir dos avanços dos laterais. Cuiabano exigiu grande defesa de Ronaldo, aos 26. No lance seguinte, Vitinho foi ao fundo e cruzou na medida para Santi Rodríguez, que abriu o placar: 1 a 0 aos 27!
Botafogo x Bahia: Santi Rodríguez abre o placar no Nilton Santos em jogo pelo Brasileirão
O gol fez bem ao time de Davide Ancelotti. Santi Rodríguez, Vitinho, Arthur Cabral, Savarino... Todos tiveram boas oportunidades. A equipe de Ceni demorou a voltar ao jogo, mas pôde empatar em contra-ataque aos 43, mas Zé Guilherme acertou a trave.
Gol-relâmpago de Jeffinho
Rogério Ceni mudou o Bahia, mas foi o Botafogo quem ampliou o placar aos 24 segundos de bola rolando na etapa final. A defesa tricolor cortou parcialmente cruzamento de Savarino e Cuiabano finalizou. No meio da área, Jeffinho só precisou desviar: 2 a 0!
Gol do Bahia e expulsão de Sanabria
A reação do Bahia veio na bola parada. Rodrigo Nestor cobrou falta da entrada área. O desvio em Kaio, na barreira, “matou” a reação de Léo Linck: 2 a 1 aos nove minutos!
Aos 15, Sanabria tentou cavar pênalti, na visão do árbitro Felipe Fernandes de Lima, e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Tricolor com um jogador a menos.
Final eletrizante no Nilton Santos
Kaio chegou a marcar o terceiro gol do Botafogo, mas o impedimento foi marcado. Para piorar, o zagueiro deixou o campo de maca, chorando, com dores no joelho esquerdo.
Mesmo com um a mais, o time de Ancelotti não teve o controle da partida, que seguiu aberta. O Botafogo teve o contra-ataque, mas foi o Bahia que quase empatou o jogo.
Botafogo x Bahia
Botafogo
Léo Linck; Vitinho (Ponte), Kaio (Gabriel), Alexander Barboza e Cuiabano; Newton (Allan), Marlon Freitas e Santi Rodríguez; Savarino, Jeffinho (Artur) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
Bahia
Ronaldo; Santi Arias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo (Michel Araújo) e Luciano Juba (Zé Guilherme); Rezende, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Kayky (Tiago), Sanabria e Willian José (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
- Gols: Santi Rodríguez (27'/1ºT), Jeffinho (1'/2ºT), do Botafogo; Rodrigo Nestor (9'/2ºT), do Bahia
- Cartão amarelo: Cuiabano, Alexander Barboza, Davide Ancelotti, Allan e David Ricardo (BOT); Santi Arias, Sanabria, Luciano Juba, Rodrigo Nestor e Gabriel Xavier (BAH)
- Cartão vermelho: Sanabria (BAH)
- Renda e público: 7.461 pagantes / 8.059 presentes / R$ 303.460,00
- Motivo: Jogo da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e hora: 1º de outubro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
- Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)