Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia acumula 12 eliminações seguidas nas quartas de finais; relembre

Esquadrão foi eliminado nesta quarta-feira (12) pelo Grêmio nas quartas de finais da Copa do Brasil

Bahia foi eliminado pelo Grêmio em Porto Alegre

Pela quarta vez na história, o Bahia foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de finais da Copa do Brasil (1989, 2012, 2019 e, agora, 2023). A fase é um calo histórico para o Esquadrão, que já ficou nesta mesma altura da competição em oito vezes, sem jamais conseguir ir adiante. Porém, não é apenas no torneio nacional que as quartas de finais tem se tornado um tabu para o Tricolor.

Afinal, diante do Grêmio, nesta quarta-feira (12), o Bahia chegou a expressiva marca de 12 eliminações consecutivas em quartas de finais, contexto que engloba competições nacionais e internacionais. O levantamento foi realizado pelo canal especializado Bahia Números.

A última vez que o Esquadrão conseguiu avançar da referida fase foi em 1990, no Campeonato Brasileiro, quando eliminou o Bragantino (caiu nas semifinais para o Corinthians). Nas últimas 16 vezes em que esteve nesta fase, esta foi a única em que foi adiante.

“É uma tristeza grande. A gente sabia do que era capaz dentro do jogo, que poderíamos ter classificado. Todo o mundo viu o jogo, teve chance dos dois lados. A gente se empenhou 90 minutos, fizemos um jogo muito bom dentro do previsto que poderíamos fazer”, declarou o lateral esquerdo Matheus Bahia, após a eliminação para o Grêmio, nos pênaltis.

O Bahia agora volta a jogar no próximo domingo (16), quando vai até Curitiba enfrentar o Athletico, às 18h30 (de Brasília), em jogo válido pela 15ª rodada da Série A.

Histórico do Bahia nas quartas de finais

  • ❌ Libertadores 1989 (Internacional)

  • ❌Copa do Brasil 1989 (Grêmio)

  • ❌Copa do Brasil 1990 (Flamengo)

  • ✅Brasileiro 1990 (Bragantino)

  • ❌Brasileiro 1994 (Palmeiras)

  • ❌Copa do Brasil 1999 (Juventude)

  • ❌Copa dos Campeões 2001 (Flamengo)

  • ❌Brasileiro 2001 (São Caetano)

  • ❌ Copa do Brasil 2002 (Atlético-MG)

  • ❌Copa dos Campeões 2002 (Paysandu)

  • ❌Copa do Brasil 2012 (Grêmio)

  • ❌Copa do Brasil 2018 (Palmeiras)

  • ❌Sul-Americana 2018 (Athletico-PR)

  • ❌Copa do Brasil 2019 (Grêmio)

  • ❌Sul-Americana 2020 (Defensa y Justicia)

  • ❌Copa do Brasil 2023 (Grêmio)

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.