O Atlético ganhou nas últimas semanas um monumento para embelezar a esplanada da Arena MRV: o Galo Inox. A escultura tem oito metros de altura e está exposta na ‘frente’ da ‘Casa do Galo’. Nesta terça-feira (13), Joel Lima, designer do projeto, revelou à Itatiaia detalhes de como desenvolveu a arte.
“Foi algo surreal. Acho que qualquer profissional gostaria de um trabalho dele. Você lida com duas coisas ao mesmo tempo: sua paixão (somado a) um negócio fora de série, que é o futebol. Partiu de um convite. Uma empresa me convidou para fazer uma obra, que seria um presente para a Arena MRV, que estava em construção”, disse Joel Lima
“A partir daí, fui estudar o Galo. Mesmo sendo atleticano, comecei a estudar para ver o que seria mais interessante para a Arena. E definiram para a minha empresa que seria em aço inox. (...) O que eu busquei nesse projeto foram todas as técnicas possíveis que o aço nos permitia, desde de fundição à dobra”, finalizou.
Tida como uma das maiores esculturas de inox do mundo, o projeto vinha sendo debatido pelo Alvinegro há cerca de um ano,
Ela conta com um equipamento especial, que proporcionará bastante interatividade. Nos dois olhos do Galo foram instaladas câmeras panorâmicas de altíssima definição, com várias funcionalidades. A ideia principal é proporcionar novas experiências aos atleticanos.
Feito para durar
O inox é uma matéria-prima ideal para obras e monumentos, principalmente quando expostos ao ar livre. Exemplos internacionais como o The Bean, em Chicago (EUA), e o Atomium, em Bruxelas (Bélgica), mostram o poder do inox como elemento artístico. No Brasil, a fachada do Allianz Parque, em São Paulo, é o maior exemplo.