O Atlético passou por uma grande reformulação no elenco para 2025, e nomes como Rony e Júnior Santos chegaram com status elevado após temporadas vitoriosas por Palmeiras e Botafogo, respectivamente. Contudo, outros nomes que também foram contratados para o ano tamém têm se destacado sob o comando de Cuca.
Ao todo, o Atlético já fez 11 jogos em 2025, sem contar as partidas pela Inter&Co Soccer Week na FC Series, em Orlando, nos Estados Unidos. Dos 11 compromissos do Alvinegro, três foram com a equipe sub-20, que disputou as primeiras partidas do Campeonato Mineiro.
Dessa forma, são 8 jogos com o time titular, e exatos 11 jogadores que estiveram em campo em todos os compromissos. Dos reforços para 2025, apenas dois nomes integram esta lista: Natanael e Gabriel Menino, jogadores que rapidamente se tornaram homens de confiança de Cuca no estilo de jogo do Atlético, mas que chegaram ‘sob desconfiança’ da massa atleticana.
A torcida alvinegra iniciou 2025 em tom de cobrança. O clube demorou a se reforçar e viu rivais se movimentando no mercado, o que gerou insatisfação nas arquibancadas
Everson, Lyanco, Guilherme Arana, Alan Franco, Júnior Alonso, Gustavo Scarpa, Hulk, Rubens e Bernard completam a relação de jogadores que mais estiveram em campo.
Vale ressaltar que o atacante Cuello, outro reforço para a temporada, também vem se tornando essencial no esquema tático do comandante alvinegro e já acumula 7 partidas no ano, com 461 minutos jogados e um gol marcado.
Natanael e Gabriel Menino
O jovem lateral-direito veio do Coritiba para Belo Horizonte a pedido do próprio técnico Cuca, e desde que chegou, não deixou o time titular. Natanael acumula 698 minutos em campo, 5ª maior marca do elenco atual, e tem contrato de quatro anos com o Alvinegro.
Já Gabriel Menino foi contratado pelo Atlético junto ao Palmeiras, em negociação envolvendo o atacante Paulinho, e já se tornou peça fundamental no meio-campo da equipe. Primeiro reforço anunciado para a temporada, o volante atuou por 564 minutos no ano.
Volante elogiado por companheiro de equipe
O volante Alan Franco, inclusive, já elogiou o novo companheiro de meio-campo. Segundo o equatoriano, ele e Gabriel Menino conversam com frequência para manter o entrosamento ‘em dia’.
“Gabriel é um cara muito bom, tanto boa pessoa quanto bom jogador. A gente sempre tenta conversar um pouco dentro do campo, no intervalo, antes de iniciar ou após os jogos. É preciso conhecer muito o companheiro que você tem ao lado para ajudar a equipe”, disse Franco, após treinamento do Atlético na última quinta-feira (27).
Defesa sólida é ‘trunfo’ na temporada
Além do bom momento na competição estadual, o Galo também se destaca defensivamente. A equipe tem a melhor defesa entre os clubes da Série A em 2025, sofrendo apenas dois gols em toda a temporada. O time ainda vem de uma impressionante sequência de sete partidas sem ser vazado, reforçando a solidez defensiva sob o comando de Cuca.
Quem chegou ao Atlético para 2025
- Cuca (técnico)
- Gabriel Menino (Palmeiras)
- Patrick (Palmeiras)
- Natanael (Coritiba)
- Júnior Santos (Botafogo)
- Cuello (Athletico-PR)
- Rony (Palmeiras)
- Caio Paulista (Palmeiras) - empréstimo
Iván Román (Palestino-CHI)
Quem deixou o Atlético
- Gabriel Milito (técnico)
- Zaracho (Racing)
- Mariano (América)
- Battaglia (Boca Juniors)
- Eduardo Vargas (Nacional-URU)
- Alan Kardec (Athletico-PR)
- Robert (Atlético-GO)
- Paulinho (Palmeiras)
- Maurício Lemos (Vasco)
- Otávio (Fluminense)
- Matheus Mendes (América) - empréstimo
- Paulo Vitor (Criciúma) - empréstimo
- Bruno Fuchs (Palmeiras) - empréstimo
Além do Campeonato Mineiro, o Galo também se prepara para a disputa da segunda fase da Copa do Brasil. Na competição nacional, o Alvinegro terá pela frente o Manaus, em jogo único, disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira (5), às 19h30.