Ouvindo...

Com ‘força máxima’ no segundo tempo, Atlético vira sobre o Sport e reage no Brasileiro

A entrada dos principais jogadores na segunda etapa evitou vexame em Recife e proporcionou o ‘vira-vira’ na Ilha do Retiro

Dudu, do Atlético, em ação contra o Sport, neste sábado (8)

Acionar cinco titulares que iniciaram o confronto contra o Sport no banco de reservas foi a solução de Jorge Sampaoli para evitar vexame do Atlético para o lanterna do Campeonato Brasileiro. Com gols de Hulk, Rony (2x) e Alexander, todos no segundo tempo, o Galo venceu o Leão por 4 a 2 na Ilha do Retiro, neste sábado (8) e concretizou a reação na Série A.

Com o resultado fora de casa, no duelo da 33ª rodada, o Alvinegro agora soma 43 pontos e pode pular da 11ª para a nona colocação; isso depende dos outros resultados do fim de semana.

O Galo volta a campo na próxima quarta-feira (12) e recebe o Fortaleza na Arena MRV. A partida, adiada, será válida pela 16ª rodada e está marcada para 20h30 (de Brasília). O Leão, por sua vez, enfrenta o Flamengo no próximo sábado (15), também em casa. O jogo, adiado da 12ª rodada, está marcado para 18h30 (de Brasília).

Leia também

Mudou todos os setores

Para o confronto, o treinador não pôde contar com o zagueiro Ruan e o meio-campista Bernard, que não viajaram com a delegação por suspensão. Eles receberam o terceiro cartão amarelo na goleada por 3 a 0 sobre o Bahia, na última quarta-feira (5).

Com mudanças em todos os setores, caras novas pintaram no time. Na zaga, Sampaoli acionou Vitor Hugo, que voltou de suspensão e Iván Román, reserva contra o Bahia. Natanael voltou a ocupar a lateral direita. Na esquerda, Caio entrou na vaga de Arana; no meio, Alexander voltou para o banco e deu lugar a Fausto Vera; Scarpa foi substituído por Igor Gomes.

Por fim, as mudanças no ataque. Saíra, Hulk e Dudu, entraram Rony e Biel.

Primeiro tempo de “zebra”

Apesar de enfrentar o lanterna do Brasileirão, o Atlético não foi feliz na primeira etapa do jogo disputado na Ilha do Retiro. Apesar de ter desperdiçado várias oportunidades, com Natanael, Igor Gomes, Biel e Rony, o Galo pagou pela falta de pontaria.

Sem o apoio da torcida em casa, pela situação no campeonato, o Leão balançou a rede logo na primeira tentativa. Aos 16 minutos, Léo Pereira dominou, tabelou com Pablo e chutou forte na saída de Everson para abrir o marcador.

Galo pediu pênalti

Dois minutos antes de sofrer o gol, o Atlético ficou na bronca com a arbitragem. Em cruzamento de Caio, a bola bateu no braço de Matheus Alexandre. A penalidade máxima não foi marcada.

Substituições de emergência

Logo na volta do intervalo, Sampaoli sacou Natanael e Caio e acionou Dudu e Guilherme Arana. Minutos depois, tirou Biel e colocou Hulk em campo.

Sport amplia!

Aos 17 minutos, após vacilo da defesa atleticana, Léo Pereira não perdoou. Sem chances para Everson, ele chutou forte, próximo à pequena área e ampliou o placar em Recife.

Mais duas mudanças

Para dar mais força ao time, Sampaoli chamou Gustavo Scarpa e Alexander. O meia entrou no lugar de Fausto Vera; o volante entrou na vaga de Iván Román.

Hulk diminui

Aos 22 minutos, Hulk cobrou falta bem de longe. Apesar da força colocada na bola, ele contou com uma falha incrível do goleiro Gabriel, que tentou a defesa, mas soltou para o fundo das redes.

Rony empate

Dois minutos depois, veio o empate do Galo. Dudu fez jogada pela esquerda e tocou para Igor Gomes. O meia cruzou na área e achou Rony. O camisa 33 subiu livre e, de cabeça, deixou tudo igual na ilha.

Vira, virou!

Aos 35 minutos, veio a virada. Após ida ao ataque e passe de Hulk, Alexander ficou cara a cara com o goleiro Gabriel e fez o terceiro do Galo.

Doblete de Rony

Aos 37, veio o quarto gol atleticano, para sacramentar a vitória. Hulk recuperou a bola no ataque, que entrou na área e cruzou para Rony. O camisa 33 só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Sport 2 x 4 Atlético

Sport-PE

Gabriel, Matheus Alexandre, Rafael Thyere (Riquelme), Ramon, Luan Cândido, Christian Rivera, Lucas Kal (Sérgio Oliveira), Lucas Lima (Atencio), Matheusinho (Romarinho), Léo Pereira e Pablo (Ignácio Ramirez) Técnico: Daniel Paulista.

Atlético

Everson; Natanael, Vitor Hugo, Junior Alonso e Iván Román (Alexander); Caio; Alan Franco, Fausto Vera (Gustavo Scarpa, Igor Gomes; Rony e Biel. Técnico: Jorge Sampaoli

Gols: Léo Pereira, aos 16 minutos do primeiro tempo, e aos 17 do segundo, para o Sport; Hulk, aos 22 minutos do segundo tempo, Rony, aos 24 e aos 37, e Alexander aos 35, para o Atlético;
Cartões amarelos: Matheus Alexandre (SPO)

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ilha do Retiro, Recife
Horário: 16h (de Brasília)
Data: 8 de novembro de 2025 (sábado)
Transmissão: Premiere

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).