Ouvindo...

Times

Ex-técnico do Atlético se aproxima de feito histórico e vaga na Libertadores

Atlético Bucaramanga está a um empate do primeiro título na história do Campeonato Colombiano e tem ex-Galo no comando desde o começo de 2024

Sob comando de um ex-técnico do Atlético, o “xará” Atlético Bucaramanga, da Colômbia, está muito perto de fazer história no campeonato nacional. Nesse sábado (8), a equipe venceu o Santa Fé por 1 a 0 no jogo de ida da final do Torneio Apertura, e está a um empate do primeiro título Colombiano da história.

Leia também

No banco de reservas, está um velho conhecido do Alvinegro de Minas Gerais: Rafael Dudamel. No comando da equipe desde o começo da temporada, o técnico venezuelano soma 17 vitórias em 29 jogos, e se for campeão nacional, também garante vaga na Copa Libertadores de 2025.

A partida de volta contra o Santa Fé será neste sábado (15), fora de casa, às 21h30 (de Brasília). Após vitória na ida, basta um empate para o Bucaramanga ser campeão da Colômbia.

Esse seria apenas o terceiro título da carreira de Dudamel como técnico, após conquista do Campeonato Mineiro de 2020 com o Atlético e a Liga Colombiana Finalización de 2021 com o Deportivo Cali-COL. A passagem por Belo Horizonte, entretanto, não deixou saudades no torcedor atleticano.

Dudamel foi contratado pelo Atlético no começo de 2020, após a saída de Vagner Mancini em 2019. Foram apenas dez partidas no Galo, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, em compromissos pelo Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

A passagem do venezuelano terminou com duas eliminações acachapantes, que levaram a uma série de críticas. Em uma semana, o Galo caiu na primeira fase da Sul-Americana para o Union Santa Fé, da Argentina; e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Afogados, de Pernambuco, nos pênaltis.

O substituto foi o argentino Jorge Sampaoli, que foi até o fim daquela temporada e levou o time ao título estadual e ao vice-campeonato da Série A do Campeonato Brasileiro. Como Dudamel esteve em seis jogos da primeira fase do Mineiro, ele também é considerado campeão daquela edição do campeonato.

Desde que deixou o Alvinegro, o técnico venezuelano passou por Universidad de Chile-CHI, Deportivo Cali-COL e Necaxa-MEX, antes de chegar ao Atlético Bucaramanga-COL.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais