Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Inspiração? Milito responde se adotará modelo de Guardiola no Atlético

Gabriel Milito, do Atlético, foi zagueiro do Barcelona na ‘era de ouro’ dos catalães sob o comando de Pep Guardiola

Gabriel Milito (esq) ao lado de Pep Guardiola (dir) durante treinamento no Barcelona

Novo técnico do Atlético, Gabriel Milito relembrou nesta quarta-feira (27) os ensinamentos aprendidos no tempo em que esteve com Pep Guardiola no Barcelona, de 2008 a 2011. Na época, o argentino atuava como zagueiro. Em apresentação na Arena MRV, em Belo Horizonte, o comandante respondeu se, por acaso, utilizará do estilo posicional do treinador espanhol no Galo.

“Aprendi muitos conceitos que ele (Guardiola) me passou, mas tenho meus próprios ideais de jogo e tento aplicar. É muito difícil ser técnico. Não se pode imitar outro. Nós fazemos os jogadores jogarem, mas, primeiro, tenho que transmitir confiança. Isso ajuda que o time consiga jogar como queremos. Se eu não me convenço, os jogadores têm dúvida. E eu não tenho dúvida, estou convencido”, disse o atleticano.

Milito foi contratado pelo Barcelona pouco antes da chegada de Pep Guardiola. Juntos, eles conquistaram duas La Liga (2009–10 e 2010–11); duas Supercopa da Espanha (2009 e 2010); uma Liga dos Campeões da UEFA (2010–11); uma Supercopa da UEFA (2009) e um Mundial de Clubes da FIFA (2009). No total, o argentino fez 76 partidas pelo time catalão.

Leia também

Milito no Galo

Gabriel Milito tem utilizado uma f ormação diferente de Felipão nas primeiras atividades na Cidade do Galo, em Vespasiano. O argentino treinou com três zagueiros entre o time titular: Bruno Buchs na direita, Maurício Lemos pelo centro e Jemerson pela esquerda. Guilherme Arana tem sido o único lateral de origem escalado na equipe inicial.

No meio, Milito tem utilizado Battaglia, Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Zaracho, sendo o último o mais possível a fazer a ala-direita enquanto o Atlético tem a posse da bola. Arana, por sua vez, faria o lado esquerdo. No ataque, o técnico argentino manteve a dupla artilheira Hulk e Paulinho.

O Atlético de Milito, então, seria composto por Everson; Bruno Buchs, Lemos, Jemerson, Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho, Igor Gomes, Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk. Há duas alterações em relação à última escalação de Felipão como técnico do Galo: as saídas do lateral-direito Renzo Saraiva e do volante Alan Franco.

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).