O número de vagas da Série A 2023 nas Copas Libertadores e Sul-Americana de 2024 depende do desfecho nesta temporada das duas competições e também da Copa do Brasil, que terá a decisão entre Flamengo e São Paulo iniciada no próximo domingo (17), às 16h, no Maracanã. De toda forma, uma conclusão que os números do Brasileirão após a disputa de 22 rodadas permitem é que a marca da classificação para a principal competição de clubes da América do Sul segue a lógica dos últimos anos.
O Campeonato Brasileiro passou a ter um G-6 na reta final da edição de 2016, valendo já para a Copa Libertadores de 2017.
Ainda sem a definição de se serão seis, sete, oito ou até nove disputantes da Série A de 2023 na Libertadores de 2024, a análise tem que ser feita em cima de um G-6, que é o mínimo de clubes do Brasileirão no torneio.
Neste momento, a marca do G-6 seria 35 pontos, pois o Athletico-PR é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro com 34. Isso representa 53% de aproveitamento, que projetado para 38 rodadas dá 60 pontos.
No ano passado, o Atlético foi o sétimo colocado com 58 pontos, o que faz de 59 a marca do G-6.
Desde 2016, a menor marca para se ficar entre os seis primeiros colocados da Série A foi registrada em 2021, quando 55 pontos foram necessários.
Regra
Por regulamento, os seis primeiros colocados da Série A se classificam para a Copa Libertadores do ano seguinte. Até o quarto, diretamente para a fase de grupos. O quinto e sexto participam da segunda e terceira etapas preliminares, em jogos de mata-mata.
Mas esse G-6 do Brasileirão pode virar até G-9, isso porque os campeões das Copas do Brasil, Sul-Americana e da própria Libertadores garantem vaga na principal competição de clubes da América do Sul.
Neste momento, o Flamengo é quarto colocado e, se conquistar a Copa do Brasil no dia 24, no Morumbi, a Série A passaria a ter um G-7, com até o quinto colocado indo diretamente à fase de grupos.
Na Sul-Americana, Corinthians e Fortaleza fazem uma das semifinais. O tricolor é oitavo colocado e se for finalista e vencer o torneio, garante vaga na Libertadores sem precisar do Brasileirão.
A Libertadores de 2023 tem três brasileiros nas semifinais. O Internacional é apenas 14º colocado na Série A e se chegar ao tri muda pouca coisa. Mas o Fluminense, que encara o Colorado, é quinto, e o Palmeiras, que joga a outra semifinal contra o Boca Juniors, é vice-líder do Campeonato Brasileiro.
A definição das Copas vai influenciar diretamente no número de vagas que o Brasileirão terá na Libertadores 2024, mas no momento, a tendência é de alta no aproveitamento para que um clube alcance a vaga.