Gerente de futebol do Atlético, o ex-goleiro Victor classificou a defesa em pênalti cobrado pelo atacante colombiano Duvier Riascos na Copa Libertadores de 2013 como “marco” para uma “virada de chave” no clube alvinegro a partir da conquista do torneio. O lance completou dez anos nesta terça-feira (30).
Na ocasião, o Atlético recebia o Tijuana, do México, pela volta das quartas de final, no Independência, em Belo Horizonte. Os times empatavam por 1 a 1, quando um pênalti foi marcado para os mexicanos aos 48 minutos do segundo tempo. Riascos cobrou no meio do gol,
O Atlético conquistou a Libertadores de 2013, a primeira e até então única do clube, e seguiu com importantes títulos nos anos seguintes. “Foi um marco para a história do clube, não só para minha história, mas para a história. É uma grande quebra de paradigma, que o Atlético vinha de momentos de falta de sorte, onde as coisas não caminhavam a favor”, iniciou
“Quando se fala dessa conquista da Libertadores, é impossível você não citar essa defesa, acho que foi o grande marco dessa virada de chave para que o Atlético pudesse ganhar a Libertadores naquele ano e colocar o clube no patamar de clube vitorioso, de um clube vencedor”, completou.
Nos anos seguintes, o Atlético conquistou 11 títulos: Campeonato Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2014 e 2021), Recopa Sul-Americana (2014), Supercopa do Brasil (2022) e Campeonato Mineiro (2015, 2017, 2020, 2021, 2022 e 2023). Antes, fora Estaduais, o Galo tinha conquistado um Brasileirão (1971) e duas Copas Conmebol (1992 e 1997).
“Já vinha uma história, uma tradição, era um clube que era cobrado para ter títulos, e na última década o Atlético se tornou grande ganhador e um clube que chega em todas as competições”, disse.
“Entendo que a defesa não tem só um marco histórico para a conquista da Libertadores, mas para a história, para a sequência do que tem acontecido, o que se passou depois dessa defesa nos dez anos seguintes, colocando o Atlético entre os principais clubes do Brasil e até mesmo referência no futebol internacional”, finalizou.