Escolhido pelo Atlético para ser o substituto de Cuca no comando técnico do Atlético, o argentino Jorge Sampaoli desembarcou em Belo Horizonte no fim da manhã dessa quarta-feira (8) e, sem descanso, seguiu para a Cidade do Galo. Por lá, teve o primeiro contato com os jogadores e comandou o primeiro treino desta segunda passagem pelo clube.
Com vínculo até o fim de 2027 com o Alvinegro, o “hermano” chega com a missão de recolocar a equipe no caminho das vitórias e também de potencializar algumas de suas peças que vivem baixa na temporada.
Jogadores em baixa ou com pouca minutagem
- Caio Paulista - contratado por empréstimo junto ao Palmeiras, o lateral-esquerdo não conseguiu cair nas graças do torcedor. Com atuações ruins na posição de origem, quando Arana estava machucado, ele chegou a ser improvisado por Cuca no meio de campo, mas também não se firmou.
- Bernard - Cria do clube, ele retornou ao Galo no meio do ano passado, vindo do futebol grego. Campeão da Libertadores de 2013, Bernard também não conseguiu corresponder às expectativas geradas e se tornou reserva; ele busca por mais minutagem para tentar dar a volta por cima.
- Rony - Contratação de peso do Atlético para a temporada, Rony teve bom primeiro semestre pelo clube, com 13 gols marcados. Depois da pausa para a Copa do Mundo, o atacante caiu de nível e chegou a
acionar o clube na Justiça para conseguir a rescisão contratual (mas depois voltou atrás ). Nesse período, ele fez 14 jogos sem nenhuma participação em gol. - Júnior Santos - Contratação mais cara da história do Atlético, cerca de R$ 50 milhões, o atacante vive momento de muita pressão. Além de algumas lesões, desde que chegou no início do ano, ele não teve nenhuma grande atuação e é bastante cobrado por imprensa e torcida. Em 26 jogos, o campeão da Libertadores de 2024 pelo Botafogo, justamente na final contra o Galo, fez apenas dois gols pelo clube mineiro e deu outras duas assistências.
- Iván Román - Considerado uma das maiores revelações recentes do futebol chileno, o zagueiro de 19 anos teve algumas oportunidades com Cuca, mas também não se firmou. Sem sequência no clube, mas com convocações constantes para a seleção de seu país, Román deve ter mais chances com Sampaoli.
- João Marcelo - Destaque da Copinha pelo Guarani, o atacante de 19 anos foi mais uma aposta do Atlético. Porém, com apenas 11 jogos disputados, ele ainda não conseguiu balançar a rede. Pouco acionado por Cuca, jogou pela última vez há um mês, na vitória sobre o Bragantino. Na ocasião, foi acionado faltando 10 minutos para o término do confronto na Arena MRV.
- Fausto Vera - Pedido por Gabriel Milito no meio do ano passado e “escanteado” por Cuca, o volante argentino é outro que não se firmou com a camisa do Atlético. Contratado junto ao Corinthians por mais de R$ 25 milhões, Vera teve boas atuações, mas não caiu nas graças do curitibano. Nesta temporada, ele participou de apenas19 partidas.
Próximo jogo do Galo
O Galo volta a campo só em 11 de setembro (quinta-feira), pela Copa do Brasil. Após a pausa para os duelos das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Alvinegro encara o Cruzeiro no segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil, marcado para o Mineirão. No duelo de ida, na Arena MRV, perdeu por 2 a 0 para o rival.
Para avançar no tempo normal, o time agora comandado por Sampaoli terá que vencer por três ou mais gols de diferença. Por dois, a vaga será decidida nos pênaltis; empate ou nova vitória cruzeirense elimina o Alvinegro da competição.