Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Rony pede na Justiça rescisão do contrato com Atlético; saiba detalhes

Atacante tem vínculo com clube mineiro válido até dezembro de 2027

Rony, atacante do Atlético

O atacante Rony pediu na Justiça a rescisão do contrato com o Atlético. A informação foi dada inicialmente pea Rádio 98 FM e confirmada pela Itatiaia.

A reportagem entrou em contato com o empresário do atleta, Hércules Júnior, que confirmou a informação, mas não entrou em detalhes pois o caso corre em segredo de Justiça. O representante do jogador afirma que fez diversas tratativas com o clube para resolver pendências financeiras, mas não obteve sucesso.

Por isso, o empresário do atacante resolveu recorrer à Justiça. O Atlético confirma dois dias de atraso no direito de imagem dos atletas, mas destaca que não há salários e pagamentos de FGTS em aberto. O clube deve divulgar uma nota sobre o caso em breve.

Rony se despediu de companheiros de vestiário e de funcionários do clube no horário do almoço, nesta terça-feira (22).

Atlético se pronuncia

O Atlético usou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso. O clube afirma que não tem conhecimento dos pedidos de Rony na Justiça do Trabalho. O Galo ainda afirma estar com os salários em dia e que há uma parcela atrasada de direitos de imagem.

O Atlético informa que foi notificado pela Justiça do Trabalho, em ação ajuizada pelo atacante Rony, cujos pedidos ainda desconhecemos. O Galo esclarece que está com os salários (CLT) rigorosamente em dia, e somente com uma parcela dos direitos de imagem atrasada em apenas dois dias. O Clube aguarda obter mais informações para tomar as medidas necessárias e cabíveis.

O que diz a lei

De acordo com a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), o atleta profissional de futebol tem o direito de encerrar o contrato de trabalho por justa causa caso o clube empregador atrase o pagamento de salários, com valores referentes ao direito de imagem, FGTS e recolhimento previdenciário, por um período igual ou superior a dois meses.

Essa situação caracteriza a chamada rescisão indireta, que ocorre quando é o trabalhador — no caso, o jogador — quem toma a iniciativa de romper o contrato devido ao descumprimento das obrigações legais por parte do empregador.

Assim, se o clube deixar de pagar os vencimentos do atleta ou mesmo valores referentes ao direito de imagem por dois meses consecutivos ou mais, o jogador poderá encerrar o vínculo contratual sem arcar com qualquer multa rescisória.

Rony no Atlético

Rony foi contratado pelo Atlético em fevereiro por 6 milhões de euros (cerca de R$ 35,9 milhões). O contrato do jogador com o atleta vigora até o fim de dezembro de 2027.

O atacante acumula 10 gols em 29 partidas com a camisa alvinegra.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.