Ouvindo...

Times

Em noite de Igor Gomes, Atlético bate o Alianza e respira na Libertadores

Com dois gols do meia, Galo derrotou os peruanos por 2 a 0 e ganhou vida no torneio mais importante da América do Sul

Finalmente veio a primeira vitória do Atlético na fase de grupos da Copa Libertadores. Em noite pouco inspirada de Hulk, que perdeu pênalti, quem resolveu foi Igor Gomes. Herói da noite, o meia fez os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Alianza Lima, do Peru, no Independência, em Belo Horizonte.

Com o triunfo, o Alvinegro chegou a três pontos e deixou a lanterna, pelo menos até esta quinta-feira (4), quando o Libertad-PAR encara o Athletico-PR. O Alianza, com quatro, se mantém na liderança, pelo menos até o confronto entre brasileiros e paraguaios.

O próximo jogo do Atlético será pelo Campeonato Brasileiro. Domingo (7), o Alvinegro encara o Botafogo, líder da competição, no Rio de Janeiro. Vindo de vitória sobre o Athletico-PR, os mineiros tentarão a segunda consecutiva na Série A.

Vargas cobrado

Quando a torcida iniciou os cantos com os nomes do atletas, um deles teve grito especial. Cobrado pela principal organizada do Galo, Vargas ouviu o “vamos jogar”.

Quatro chances incríveis

Logo aos dois minutos de jogo, o atacante Vargas teve a primeira grande chance de abrir o placar. Em velocidade, se livrando dos marcadores, ele acabou tendo o chute prensado e saindo pela linha de fundo.

Aos cinco, novamente o chileno. Após bela jogada de Pavón, ele chutou fraco e desperdiçou mais uma excelente chance.

Aos 20, quem levantou a torcida foi Pavón. O argentino deu dois dribles desconcertantes na zaga, finalizou, e parou em Angelo Campos.

Dois minutos depois, foi a vez de Zaracho. O meia aproveitou a bola resvalada no chute de Igor Gomes, mas também parou no goleiro peruano.

Pênalti e Hulk na cobrança

Já nos acréscimos, o árbitro viu braço na bola, assinalou o pênalti, e Hulk se preparou para a cobrança. Porém, mal na batida, o camisa 7 chutou no canto esquerdo do goleiro, que fez a defesa.

Chuva de finalizações

Nos 45 primeiros minutos de bola rolando no Horto, foram 16 finalizações do Atlético contra nenhuma dos peruanos.

Segundo tempo

Pressionado e precisando da vitória, o Atlético se jogou ao ataque na segunda etapa. Aos 11, Hulk recebeu grande passe de cabeça de Igor Gomes, mas chutou cruzado, para fora. Parecia não ser noite do artilheiro.

Gol do Galo

Aos 14 minutos, finalmente saiu o primeiro gol. Gomes, que havia servido Hulk, desta vez resolveu sozinho. Num chute sem defesa para Campos, estufou a rede e correu para o abraço: 1 a 0.

Aos 22, aproveitando cruzamento vindo da direita, o zagueiro Jemerson deu uma de matador, cabeceou a bola, mas ela saiu tirando tinta da trave esquerda.

Mais um!

Aos 23, num lance muito parecido com o primeiro tento, Igor Gomes, inspirado, guardou mais um. O camisa 17 ampliou no Horto e deu a calma que o Atlético tanto buscava: 2 a 0.

Fim de papo

Seguindo intenso mesmo após o segundo gol, o Atlético criou novas oportunidades para ampliar, enquanto os peruanos seguiam “dominados”. Porém, sem a mesma efetividade, o placar seguiu inalterado até o apito final.

Atlético 2 x 0 Alianza Lima-PER

Atlético

Everson; Fuchs, Nathan Silva, Jemerson e Rubens; Battaglia (Otávio, 26min 2°T), Zaracho, Igor Gomes e Pavón (Edenilson, 30min 2°T); Vargas (Hyoran, 30min 2°T) e Hulk. Técnico: Ariel Broghi

Alianza Lima

Campos; Peruzzi, Zambrano, García e Lagos; Ballón e Castillo; Aldair Rodríguez (Zanellato, 26min 2°T), Reyna, Andrade (Cueva, 26min 2°T) e Sabbag. Técnico: Guillermo Salas

Gols:

Atlético: Igor Gomes (13min 2°T e 22min 2°T)

Cartões amarelos:

Atlético: Battaglia (1min 2°T); Pavón (28min 2°T)

Alianza Lima: Andrés Andrade (32min 1°T); García (26min 2°T)

Público: 17.563 pessoas

Renda: R$ 1.166.088,90

Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores

Data: 3 de maio de 2023

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Andrés Matonte-URU

Assistentes: Martin Soppi-URU e Andrés Nievas-URU

VAR: Andres Cunha-URU

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leia mais