Buscando estrear com vitória na temporada 2023, o Atlético entra em campo neste sábado (21) e, a partir das 16h30 (de Brasília), encara um adversário tradicional do interior de Minas. Na Arena Independência, o time comandado pelo técnico Eduardo Coudet terá pela frente a Caldense, rival do alvinegro desde 1937.
Em 92 partidas disputadas até hoje, considerando diversas competições e também amistosos, o Galo é hegemônico e conquistou 59 vitórias sobre a equipe de Poços de Caldas, Sul de Minas. Foram outros 15 empates e 18 vitórias do alviverde. Enquanto o Atlético balançou a rede 193 vezes, a Caldense marcou em 77 oportunidades.
A maior goleada do time da capital sobre a Veterana foi por 9 a 1, no dia 18 de fevereiro de 1937, em amistoso no extinto estádio Christiano Osório, antecessor do Ronaldo Junqueira, Ronaldão.
Maior goleada da Caldense
Em 21 de fevereiro de 1998, em duelo válido pelo Estadual, a Caldense surpreendeu o Atlético no Independência, mesmo palco do confronto deste sábado - o estádio, porém, ainda não havia sido modernizado -, e derrotou os donos da casa por 5 a 2.
O resultado, inclusive, se tornou o placar mais elástico da Veterana sobre o Galo. Na ocasião, Taffarel era o goleiro do alvinegro e levou gols de Edmílson, que aplicou um hat-trick (três gols), e Agnaldo Xavier, com outros dois.