Depois de 18 anos o Campeonato Mineiro terá um novo formato. Em reunião na tarde desta segunda-feira (24), no Mineirão, clubes e a Federação Mineira de Futebol (FMF) bateram o martelo pela mudança da forma de disputa, que era mantida -- em sua estrutura principal -- desde 2004.
Três grupos com quatro times cada
O novo formato de disputa do Mineiro, em 2023, terá três grupos com quatro times cada -- sendo os clubes da capital como os cabeças de chave --, com oito rodadas na primeira fase. Os clubes de um grupo enfrentam só equipes de outros grupos, avançando de fase os líderes e o segundo melhor colocado.
O Grupo A está formado com: Atlético, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre.
Já o Grupo B tem: América, Caldense, Patrocinense e Democrata-SL.
Por fim, o Grupo C é composto por: Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga.
12 datas para o campeonato
A FMF reservou 12 datas para o Estadual (oito jogos na primeira fase, dois na semifinal e dois na final), com início da disputa no dia 21 de janeiro de 2023.
Rebaixamento
O rebaixamento será definido com um triangular de rebaixamento, que será disputado entre os três piores classificados da primeira fase.
Semifinal e final
A semifinal será disputada em dois jogos, e a final deixa de ter jogo único, voltando a ser disputada em ida e volta. Em ambas as fases fica mantida a vantagem para o clube de melhor classificação.
Árbitro de vídeo
Além da mudança no formato da disputa do Estadual, haverá também o árbitro de vídeo em todas as partidas. Diferentemente do que aconteceu nos últimos anos, quando o uso do VAR ficou liberado somente nas fases eliminatórias.
Gramados
Ficou definido que a FMF assumirá a responsabilidade de cuidar do gramado, caso o clube não o entregue em condições aptas a partir das primeiras vistorias, que começam nesta terça-feira (25).