Após a demissão de Turco Mohamed, o Atlético anunciou que Lucas Gonçalves vai comandar o time na partida contra o Corinthians, neste domingo (24), às 18h, no Mineirão, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Para o jogo importante entre dois dos três primeiros colocados da competição nacional, a confiança da diretoria é no auxiliar da comissão técnica permanente do clube.
Será a segunda oportunidade que Lucas Gonçalves terá para comandar o time principal do Atlético. Após a saída da Sampaoli e antes da chegada de Cuca, o gaúcho de 40 anos dirigiu o Galo nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Mineiro em 2021. Elogiado pelas atuações da equipe, principalmente pela utilização de Zaracho, ele teve 100% de aproveitamento contra URT, Tombense, Uberlândia e Patrocinense.
O profissional chegou ao clube em 2016 para ser um dos principais nomes do setor de análise de desempenho do alvinegro. Antes, ele havia passado quase uma década nas categorias de base do Grêmio.
No entanto, a história da família de Lucas no Atlético começou ainda nos anos 80. Ele é filho de Otacílio Gonçalves, que foi treinador do clube durante pouco mais de um mês em 1993. Foram oito jogos, três vitórias, dois empates e três derrotas.
Até a chegada do próximo técnico, o auxiliar vai exercer novamente uma das funções pensadas na estruturação da comissão permanente: comandar o time principal em momentos de transição.
Durante a passagem em que antecedeu Cuca, Lucas Gonçalves deixou claro que não pensava em ser efetivado no cargo neste estágio da carreira. Pela necessidade de anunciar o novo treinador pensando no confronto contra o Palmeiras na Libertadores, é provável que o gaúcho comande o Atlético apenas contra o Corinthians.