Petraglia retoma presidência do Athletico–PR e lança candidatura de olho em SAF

Nessa quinta-feira (5), o então presidente licenciado afirmou que o clube está 'à venda’ e em busca de parceiros

Mauro Celso Petraglia, presidente do Athletico-PR

Afastado desde 1º de junho deste ano do posto de presidente do Athletico-PR, Mauro Celso Petraglia retomou nesta sexta-feira (6) o cargo após afastamento por motivação médica. O retorno tem um propósito: a transformação do clube em Sociedade Anônima de Futebol (SAF), com aprovação por parte do Conselho.

O clube divulgou, em carta assinada por Petraglia, o retorno do dirigente e também citou a intenção em se transformar em SAF - leia a íntegra ao fim desta matéria. O mandatário também lançou candidatura para a presidência, em eleições ao fim de 2023.

Nessa quinta-feira (5), em entrevista coletiva, o presidente afirmou que o clube estava “à venda” e em busca de parceiros. “Nós estamos à venda. Nossa posição era de que venderíamos só a parte minoritária, mas com o andar da carruagem, do mercado, se tiver uma oferta de um parceiro que realmente dê para casar… Porque é casamento, né?”.

“Futebol é complicado. Nós pensamos até na venda do controle acionário. Ele tem que estar envolvido nos novos projetos, o clube quer se tornar a nível sul-americano um dos top four, então tem que investir”, disse Petraglia.

“O clube quer se tornar o maior formador de atletas do futebol do planeta, ou seja, queremos grande parte deste capital que deve entrar para destinar à formação de jovens. Trazer jovens da África, da Austrália, da América, da Europa, que seja, trazer para cá para formar. E outro aspecto da necessidade do capital é a manutenção do nosso atleta”, finalizou.

Em 2022, a direção do Athletico-PR contratou um banco norte-americano para traçar o modelo de SAF do clube e auxiliar na busca por investidores. Em entrevistas passadas, Petraglia disse que o valor de venda estipulado pelo Furacão é maior do que o de Vasco, Botafogo e Cruzeiro somados, o que ultrapassaria a casa de R$ 1,5 bilhão.

Leia, abaixo, a carta do Athletico-PR

Carta do Presidente

Estimado(a)s Athleticano(a)s,

Decorrido longo e duro período de afastamento por motivação médica, venho informar que reassumo a partir desta data, mesmo em um primeiro momento de forma remota, a Presidência do Conselho Administrativo do Club Athletico Paranaense, já com olhos voltados ao nosso futuro.

No pós-pandemia, o mundo mudou e com o futebol não foi diferente. Estamos hoje vivendo um cenário de retomada mundial no desenvolvimento e na expansão da tecnologia em diversos setores, em especial no que toca ao acesso à comunicação, à qualidade das transmissões e à ampla gama de produtos e serviços que envolvem o espetáculo desportivo, de maneira jamais vista.

Em paralelo a isso, os clubes do futebol brasileiro têm se organizado e se unido em formato de ligas, assumindo um protagonismo na indústria que transformará nossa paixão nacional em um ambiente ainda mais competitivo e forte em termos técnicos e econômicos.

Diante deste cenário e somado à proximidade de nosso centenário, sinto mais do que nunca a necessidade de alocarmos todos os nossos esforços na busca de um parceiro ideal para a criação de nossa SAF, que já nascerá pronta em termos de estrutura, profissionalização e governança, permitindo assim o compromisso de juntos consolidarmos a etapa do projeto de perpetuidade, firmando definitivamente o Athletico Paranaense entre os maiores clubes das Américas.

É com esta visão e propósito que me coloco desde já à disposição de todos os Athleticano(a)s nas eleições que se aproximam, para conduzir nosso clube ao salto de crescimento que projetamos há mais de 25 anos, sem esquecer jamais nossos ideais representados pelos ventos da ambição, entusiasmo, inovação e da rebeldia, que são inerentes ao Furacão.

Saudações rubro-negras,

Mario Celso Petraglia

Presidente do Conselho Administrativo

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Ouvindo...