Ouvindo...

Autor de gol da vitória do América contra o Atlético, Jonathas anuncia aposentadoria

Atacante do América anunciou, ao fim da partida, no Mineirão, que encerra sua carreira no futebol

Jonathas, jogador do América, comemora seu gol durante partida contra o Atletico, no Mineirão

O atacante Jonathas anunciou o fim de sua carreira no futebol após a vitória do América por 1 a 0 em cima do Atlético, no jogo de volta da final do Campeonato Mineiro, neste sábado (15), no Mineirão. O Alviverde foi o vice-campeão, já que havia perdido o primeiro jogo por 4 a 0, na semana passada.

O centroavante, autor do gol da vitória americana em cima do rival, confirmou que pendura as chuteiras depois de 19 anos de carreira no futebol profissional.

“Verdade. Eu entrei hoje (no jogo) com essa cabeça, já tinha avisado aos diretores, o presidente, de que hoje seria o meu último jogo como profissional. Muita gratidão por essa carreira, pelo América, que abriu as portas para mim. Gratidão por encerrar a carreira onde comecei, no Mineirão. Muito feliz por ter feito um gol contra o Atlético na final. Sou grato a Deus”, disse, em entrevista à Itatiaia.

Muito importante. Várias vezes eu estava insistindo pelo gol, estava triste de não fazer gol em alguns jogos. Sabia que tinha potencial para fazer, mas Deus faz na hora certa, no meu último jogo, na final. Infelizmente a gente não saiu com o título. A gente lutou, mas o título ficou com quem jogou melhor e é melhor. Agora é honrar à Deus e seguir minha trajetória fora dos gramados.

Jonathas terminou o Campeonato Mineiro com cinco gols. O centroavante ficou atrás de Hulk, artilheiro da competição pelo Atlético com sete gols, e Gabigol, do Cruzeiro, que marcou cinco vezes.

Pelo América, Jonathas fez 16 jogos, marcou cinco gols e deu uma assistência. O jogador chegou ao América em agosto de 2024. Ele encerra sua passagem pelo clube após sete meses.

Carreira

Jonathas foi revelado pelo Cruzeiro em 2006. Ainda como jogador do time celeste, o atacante foi emprestado para Ipatinga e Villa Nova, antes de acertar com o Az Alkmaar, da Holanda. Daí em diante, trilhou sua carreira fora do Brasil.

Entre 2011 e 2015, passou pelo Brescia, Pescara, Torino e Latina Calcio, da Itália, antes de vestir a camisa do Elche, da Espanha, na temporada 2014/2015.

O centroavante passou pelo Real Sociedad-ESP, Rubin Kazan-RUS, Hannover 96-ALE, antes de voltar ao Brasil, emprestado ao Corinthians, em 2018.

Em 2020, Jonathas voltou ao Elche-ESP. Passou pelo futebol árabe, no Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, assim como o Hatta Club. Vestiu a camisa do Odisha (2022), da Índia, e voltou ao Brasil para defender Náutico (2022), Inter de Limeira (2023) e Athletic (2024), antes de chegar ao América.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.