O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu uma recomendação à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para banir a Mancha Alviverde dos estádios no estado por dois anos. O ofício, assinado pelo promotor Fernando Abreu, pede que a medida cautelar seja adotada em âmbito nacional. A decisão foi tomada após a emboscada envolvendo o grupo e a Máfia Azul, principal organizada do Cruzeiro.
“Aplicação de medida educativa de banimento temporário dos estádios de Minas Gerais da Torcida Organizada Mancha Alviverde, da Sociedade Esportiva Palmeiras, pelo período de 02 (dois) anos, contados da seguinte forma: a partir de 30.10.2024, vencendo-se, portanto, em 23.10.2026, com encaminhamento para a entidade superior (CBF) para que acolha a presente recomendação para âmbito nacional, vez que o risco não se restringe ao Estado de Minas Gerais”, diz trecho da decisão.
No documento, há outros pedidos como a criação do cadastro nacional de torcedores suspensos ou impedidos de frequentar eventos esportivos, e o pedido de procedimentos internos de clubes para que torcidas organizadas, associadas à prática de violência, sejam proibidas de usar símbolos do clube.
A recomendação ocorre no mesmo dia que o
Máfia Azul x Mancha: entenda o porquê da rixa entre organizadas de Cruzeiro e Palmeiras Comboio da Máfia Azul retorna a BH com escolta da PRF após emboscada da Mancha Mancha x Máfia: investigação sobre emboscada ficará a cargo do Gaeco, do MPSP Máfia x Mancha: três torcedores do Cruzeiro são levados para hospital em Franco da Rocha-SP Advogado da Máfia Azul conta dinâmica de emboscada da Mancha e detalha investigação Fundador da Máfia Azul se revolta com ataque da Mancha e revela rejeição de aliadas Veja como ficou ônibus da Máfia Azul após ataque da Mancha Alviverde Palmeiras se manifesta após ataque da Mancha Alviverde a ônibus da Máfia Azul Cruzeiro se manifesta após ataque a ônibus de organizada do clube Palmeiras e organizada que atacou ônibus de torcedores do Cruzeiro são rompidos; entenda Máfia Azul confirma ‘retaliação’ da Mancha Alviverde em ataque no interior de SP
Entenda o caso
A Mancha Alviverde armou uma emboscada para a Máfia Azul na madrugada deste domingo (27), em Mairiporã, no interior de São Paulo. O ataque ocorreu enquanto os torcedores retornavam de Curitiba, rumo a Belo Horizonte, após derrota cruzeirense para o Athletico-PR, pelo Brasileirão.
A vítima fatal do ocorrido é José Victor Miranda, 30 anos, que fazia parte da Máfia Azul de Sete Lagoas. Antes da partida, seu pai, que é taxista na cidade da Região Central de Minas, o implorou para que não fosse ao jogo contra o Athletico-PR. Ele era motoboy autônomo e deixa um filho de 10 anos.