O Campeonato Brasileiro da Série A terá início em 13 de abril, e o da B uma semana depois, em 20 de abril. A janela de transferências para o futebol brasileiro fechou em 7 de março, mas há uma brecha criada pela CBF para que os clubes dessas divisões possam contratar reforços antes do início das competições.
- Siga o
canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular.
Para evitar que atletas percam oportunidade de jogar no Brasileirão, a CBF criou uma exceção em seu Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas para 2024. Ela funciona assim:
- Jogadores que tiverem vínculo encerrado com os clubes de 1º de abril a 19 de abril poderão acertar contrato com uma nova equipe, desde que tenham sido inscritos em algum Campeonato Estadual;
- Essa regra só vale para transferências nacionais.
“Essa exceção se aplica exclusivamente para os jogadores que tenham disputado o Estadual. Caso o atleta não tenha disputado o Estadual, para se transferir a um clube da série A ou B deverá aguardar a próxima janela de transferências”, explicou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo.
É, por exemplo, o que vai ocorrer com o meia Rômulo, contratado pelo Palmeiras, mas que ainda disputa o Campeonato Paulista pelo Novorizontino. Após a competição, o jogador rescindirá seu acordo com a equipe do interior e poderá ser registrado na CBF imediatamente pela diretoria palmeirense, que o inscreverá no Brasileirão.
Uma outra possibilidade de se contratar fora do período de janela de transferências é se o jogador tiver encerrado vínculo com o clube anterior antes de 7 de março. Isso pode valer para qualquer atleta, inclusive para aqueles que estavam fora do país.
A segunda janela de transferências de 2024 será de 10 de julho a 2 de setembro, quando negociações para compra e venda podem ser feitas com qualquer clube do mundo.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.