Ouvindo...

Clubes ainda podem contratar reforços antes do Brasileiro? Entenda a regra

CBF cria exceção de 1º a 19 de abril para jogadores que estejam nos Campeonatos Estaduais possam se transferir para os times que vão disputar as Séries A e B

Rômulo vai deixar o Novorizontino após o Paulista e poderá ser inscrito pelo Palmeiras em abril

O Campeonato Brasileiro da Série A terá início em 13 de abril, e o da B uma semana depois, em 20 de abril. A janela de transferências para o futebol brasileiro fechou em 7 de março, mas há uma brecha criada pela CBF para que os clubes dessas divisões possam contratar reforços antes do início das competições.

O fechamento da janela no início de março criou um dilema para o departamento de registros da confederação brasileira: e os jogadores que disputam Estaduais por clubes sem calendário ao término dessas competições? Os principais torneios acabam em 7 de abril, uma semana antes do Brasileirão começar, e profissionais poderiam ficar sem contrato e sem chance de registro por uma nova equipe.

Para evitar que atletas percam oportunidade de jogar no Brasileirão, a CBF criou uma exceção em seu Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas para 2024. Ela funciona assim:

  • Jogadores que tiverem vínculo encerrado com os clubes de 1º de abril a 19 de abril poderão acertar contrato com uma nova equipe, desde que tenham sido inscritos em algum Campeonato Estadual;
  • Essa regra só vale para transferências nacionais.

“Essa exceção se aplica exclusivamente para os jogadores que tenham disputado o Estadual. Caso o atleta não tenha disputado o Estadual, para se transferir a um clube da série A ou B deverá aguardar a próxima janela de transferências”, explicou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo.

É, por exemplo, o que vai ocorrer com o meia Rômulo, contratado pelo Palmeiras, mas que ainda disputa o Campeonato Paulista pelo Novorizontino. Após a competição, o jogador rescindirá seu acordo com a equipe do interior e poderá ser registrado na CBF imediatamente pela diretoria palmeirense, que o inscreverá no Brasileirão.

Uma outra possibilidade de se contratar fora do período de janela de transferências é se o jogador tiver encerrado vínculo com o clube anterior antes de 7 de março. Isso pode valer para qualquer atleta, inclusive para aqueles que estavam fora do país.

A segunda janela de transferências de 2024 será de 10 de julho a 2 de setembro, quando negociações para compra e venda podem ser feitas com qualquer clube do mundo.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.