Ouvindo...

Times

Embalado na Fonte Nova, Bahia recebe o Cuiabá em duelo contra o rebaixamento

Bahia recebe o Cuiabá, nesta quinta-feira (9), às 20h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 33ª rodada do Brasileirão

Se por um lado o Bahia perdeu os três últimos jogos longe de Salvador, por outro venceu as três últimas que realizou na Fonte Nova. Embalado diante da torcida, que deverá voltar a lotar o estádio, o Esquadrão receberá um adversário direto na luta contra o rebaixamento: o Cuiabá. As duas equipes se enfrentam nesta quinta-feira (9), às 20h (de Brasília), em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Derrotado pelo Grêmio na última rodada, em Porto Alegre, o Esquadrão caiu para a 15ª posição, com 37 pontos, mesma pontuação do Cruzeiro, que abre o Z4. O Tricolor está à frente pelo número de triunfos (10 x 9). O Cuiabá, que vem de um empate na Vila Belmiro, contra o Santos, é o 12º, com 41 pontos.

Na Fonte Nova, o Esquadrão vem de uma sequência de bons resultados, com triunfos diante do Internacional (1 a 0), Fortaleza (2 a 0) e Fluminense (1 a 0). Na visão do técnico Rogério Ceni, o mais relevante desde que chegou ao Esquadrão é a evolução da equipe. Inclusive, no revés diante do Grêmio. “Foi, para mim, o melhor dos dez jogos [do Bahia desde que cheguei]. Fora de casa, jogamos sem pressão, controlamos o jogo”, disse.

Para enfrentar o Cuiabá, Ceni contará com os retornos do lateral-direito Gilberto e do zagueiro Kanu, que cumpriram suspensão, além do zagueiros Vitor Hugo, recuperado de uma gastroenterite. Por outro lado, ele não poderá contar com o meio-campista Thaciano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Cuiabá vive oscilação

A equipe do técnico António Oliveira atravessa um período de instabilidade no Brasileiro. Apenas uma vitória nos últimos cinco jogos. O êxito, entretanto, foi relevante: diante do Botafogo, no Rio de Janeiro. A equipe de Mato Grosso, inclusive, tem o sexto melhor aproveitamento como visitante da competição. Sobre o jogo contra o Esquadrão, o treinador do Cuiabá pregou respeito.

"É mais um adversário valoroso, bem treinado, com excelentes jogadores, um investimento enormíssimo e com os mesmos objetivos que nós e que outros desta zona mais aflitiva. Vamos nos preparar da melhor forma e preparar a melhor estratégia para mais uma vez representar da melhor forma este enorme clube”, disse.

Para enfrentar o Bahia, o Dourado terá o retorno do volante Raniele, que cumpriu suspensão automática no empate com o Santos. Por outro lado, Fernando Sobral está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além dele, o atacante Deyverson, com dores no ombro, é dúvida.

Bahia x Cuiabá

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Cándido; Rezende, Yago Felipe e Cauly; Biel, Ademir (Acevedo) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.

Cuiabá

Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Filipe Augusto (Ronald) e Denilson; Jonathan Cafú, Deyverson e Clayson. Técnico: António Oliveira.

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 20h (de Brasília).
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais