Athletico vence, segue caça ao G4 e aumenta drama do América na Série A

Furacão saiu atrás, mas virou sem esforços e mantém briga no topo da tabela; América segue afundado na lanterna da Série A

Sem muito esforço, o Athletico-PR virou sobre o América pela Série A na Ligga Arena

Sem grandes esforços, o Athletico-PR venceu o América de virada por 3 a 2 na noite desta quarta-feira (25) na Ligga Arena, em Curitiba, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Mastriani abriu o placar para o Coelho, mas o Furacão virou com gols de Erick, Pablo e Vitor Bueno. No fim, Martinez descontou para a equipe americana.

Mesmo com a vitória, o time paranaense segue em 5º na tabela por conta da combinação de resultados, mas agora soma 48 pontos. O América, por sua vez, segue afundado na lanterna com 19 pontos e vê cada vez maior a distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Próximos compromissos das equipes

Sem tempo a perder, Furacão e Coelho já miram as partidas do fim de semana, válidas pela 30ª rodada da Série A do Brasileirão. No sábado (28), o América recebe o Grêmio no Independência, em Belo Horizonte, às 19h (de Brasília). No domingo (29), o Athletico-PR recebe o São Paulo na Ligga Arena às 16h (de Brasília).

A 31ª rodada, por sinal, já acontece no meio da próxima semana, com ambas as equipes em campo às 19h (de Brasília) de quarta-feira (1º). O Furacão visita o Corinthians na NeoQuimica Arena, em São Paulo, enquanto o Coelho vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional.

Homenagem atleticana antes da partida

Uma ação da Fundação Athletico Paranaense fez homenagem ao tradicional “Outubro Rosa”, que é dedicado mundialmente ao combate e prevenção ao câncer de mama. Os jogadores do Furacão entraram em campo com uma camisa especial na cor rosa, referente à campanha todos os anos.

Além disso, os 11 titulares entraram em campo acompanhados de 11 mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer de mama.

Furacão começa melhor, mas Coelho marca golaço

Os primeiros minutos foram de grande domínio do Athletico-PR, que fez valer o mando de campo e partiu para cima do América. O Furacão chegou ao menos duas vezes em dez minutos, mas em uma delas, parou em mais um “milagre” do goleiro Jori, mantido como titular no Coelho.

Instantes depois, a equipe americana avançou de forma despretensiosa e foi premiada. Mastriani aproveitou rebote na intermediária de ataque, girou e finalizou com força. A bola encobriu o goleiro Bento e morreu no fundo da rede, em um golaço do atacante uruguaio, que chegou ao 17º na temporada e aumentou vantagem na artilharia americana.

Pressão do Athletico-PR é recompensada

Logo após o gol americano, o Athletico-PR intensificou a presença no campo de ataque e apostou muito em jogadas aéreas. Após muitos escanteios improdutivos, o Furacão chegou ao gol com o mineiro Erick, nascido em Nova Lima, na Grande BH.

Em cobrança no lado direito do ataque, a bola desviou e sobrou sozinha para o meia, que ainda pôde ajeitar antes de chutar no alto, sem chances para Jori.

Furacão vira e amplia ainda no primeiro tempo

Depois de marcar, o América praticamente não produziu e se viu cada vez mais acuado no próprio campo. Pelo volume de jogo, o Athletico-PR merecia ter ido para os vestiários com a vitória parcial.

Dito e feito. A pressão se fez ainda maior nos instantes finais, mas dessa vez, a defesa do América estava aberta, desorganizada e sem saber controlar os avanços do adversário. Aos 44 minutos, em cruzamento rasteiro, o atacante Pablo teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol.

Minutos depois, aos 47, Vitor Bueno aproveitou um time do América desnorteado e avançou com facilidade pelo campo de ataque. Ainda na intermediária, sem qualquer marcação, ele chutou no canto e marcou mais um golaço na Ligga Arena, agora a favor do Athletico-PR.

Segundo tempo ‘morno’, mas com lapsos de inspiração

Precisando de recuperação urgente, o América mudou o time no intervalo e começou bem na segunda etapa. Por outro lado, foram pouquíssimas chegadas ao ataque e praticamente não houve perigo criado ao gol de Bento.

Do outro lado, o Athletico-PR seguiu controlando o jogo e não desistiu de ampliar o marcador. O Furacão parou em algumas raras boas intervenções da defesa americana, mas pode-se dizer que “cozinhou” o confronto com a vitória bem encaminhada desde a primeira etapa.

Desconto do América apenas ‘para registro’

Quando o América ainda tentava uma reação, acabou premiado com um segundo gol na reta final de jogo. Aos 31 minutos da etapa final, Cazares construiu jogada pela ponta direita e cruzou com extrema precisão.

Martinez, como elemento surpresa, cabeceou com tranquilidade para vencer Bento e descontar no placar. Esse foi o primeiro gol do argentino com a camisa americana.

Nos instantes finais, o Coelho até proporcionou mais emoções ao confronto, mas não foi capaz de igualar o marcador mais uma vez e acumula a 18ª derrota em 29 jogos do Brasileirão.

Athletico-PR 3x2 América

Athletico-PR

Bento; Cacá, Thiago Heleno (Kaíque Rocha) e Esquivel; Cuello, Erick (Alex Santana), Fernandinho (Hugo Moura) e Cannobio; Vitor Bueno (Rômulo), Zapelli (Willian) e Pablo. Técnico: Wesley Carvalho.

América

Jori; Rodriguinho (Matheus Henrique), Éder, Iago Maidana, Danilo Avelar (Renato Kayzer) e Marlon (Nicolas); Martinez, Juninho e Benítez (Cazares); Felipe Azevedo (Alê) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Gols
Mastriani (11 min 1T), Martinez (31 min 2T) do América
Erick (27 min 1T), Pablo (44 min 1T) e Vitor Bueno (47 min 1T) do Athletico-PR

Cartões Amarelos
Nicolas (América)

Data e horário: quarta-feira, 25 de outubro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Ligga Arena, em Curitiba
Motivo: 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Público presente: 20.672 torcedores

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Ouvindo...