O América tem estudado maneiras para melhorar a gestão do Independência e torná-lo um ativo mais rentável. A Itatiaia apurou nesta quarta-feira (4) que uma das formas discutidas pela diretoria é a implementação de grama sintética no estádio. A possibilidade, inclusive, é vista com bons olhos pela alta cúpula do clube.
As conversas para o uso de sintético no gramado do Independência ganharam força nos últimos meses. Isso graças à chegada de um fundo de investimentos interessado em comprar a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do América. Esses investidores têm como intuito explorar melhorar as ‘potencialidades’ do estádio.
Ainda segundo apuração da reportagem, as partes entendem que o gramado sintético permite a execução de uma maior quantidade de eventos no local, como shows, o que aumentaria a receita do estádio. O modelo de negócio adotado pelo Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte, tem sido citado como exemplo nos bastidores.
Porém, a reportagem apurou que os estudos para saber a viabilidade do negócio ainda precisam ser mais bem elaborados. Isso passa, também, pelo avanço nas negociações com o fundo de investimentos. Neste momento, a diretoria tem divergido na assinatura de um Memorando de Entendimentos (MoU) referente à proposta.
Receita do Independência
No último balanço financeiro divulgado, referente ao ano de 2024, o América apresentou uma queda de quase metade da receita em bilheteria no Independência. Em 2023, o clube recebeu R$ 3.145.194,00 com a venda de ingressos, enquanto, em 2024, os números foram de R$ 1.811.925,00.
A proposta
Segundo apuração da Itatiaia, a oferta para aquisição da SAF trabalha com três vertentes: aporte financeiro, com o intuito inicial de quitação integral das dívidas; investimentos para parcerias e mudanças na estrutura do Independência; e parceria para exploração e construção de imóveis no terreno em Santa Luzia.
Neste momento, o que tem travado as negociações é uma divergência sobre a forma que será redigido o Memorando de Entendimentos (MoU). Internamente, parte dos envolvidos nas negociações exige que os investidores apresentem com mais clareza a origem dos recursos financeiros.
O que é Memorando de Entendimentos (MoU)?
O Memorando de Entendimentos (MoU) é um documento preliminar que formaliza um acordo entre as partes. O objetivo é indicar uma vontade comum entre os negociadores para seguir uma linha de ação. Esse acordo, porém, não acorda minúcias estabelecidas no contrato, ainda que seja um avanço nas negociações.