As conversas para a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do América tem agitado os bastidores do clube. A Itatiaia apurou que a diretoria alviverde trabalha e tem divergido na assinatura de um Memorando de Entendimentos (MoU). O documento é relativo à proposta de um fundo de investimentos para a compra de ações da SAF.
Segundo apuração da Itatiaia, a oferta explora três vertentes: aporte financeiro, com o intuito inicial de quitação integral das dívidas; investimentos para parcerias e mudanças na estrutura do Independência; e parceria para exploração e construção de imóveis no terreno em Santa Luzia.
Neste momento, o que tem travado as negociações é uma divergência sobre a forma que será redigido o Memorando de Entendimentos (MoU). Internamente, parte dos envolvidos nas negociações exige que os investidores apresentem com mais clareza a origem dos recursos financeiros.
A proposta
A Itatiaia apurou que os investidores têm como intuito adquirir 80% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do América. Para isso, será feito um pagamento de cerca de R$ 187 milhões, que serão destinados à quitação integral das dívidas - tanto da Associação quanto da ‘SAF América’.
No balanço financeiro de maio de 2025, o clube constou que o passivo não circulante à época era de R$ 186.634.026,00 - quantia próxima ao valor ofertado na proposta.
Vale destacar também que o centro de treinamento Lanna Drumond deverá ser transferido como ativo para a ‘SAF América’. Inclusive, na oferta existe a promessa de que serão feitas melhorias no CT, como o aprimoramento dos campos, implementação de alojamentos, além de outros cuidados.
Independência
Não só os investidores, como parte da direção do América concorda que precisa haver mudanças nas gestão do Independência. Para isso, as partes enxergam com bons olhos a implementação de gramado sintético no estádio. Tal medida possibilitaria uma maior quantidade de eventos no local, como shows, o que aumentaria a renda da arena.
Santa Luzia
De maneira ‘inovadora’ no mercado, o América deseja incluir o terreno que tem em Santa Luzia nas negociações da venda da SAF. Em parceria com o fundo de investimentos, as partes buscarão uma empresa terceirizada para construir imóveis no local. Nesse caso, os investidores e o clube receberiam pela venda das casas/apartamentos.
O que é Memorando de Entendimentos (MoU)?
O Memorando de Entendimentos (MoU) é um documento preliminar que formaliza um acordo entre as partes. O objetivo é indicar uma vontade comum entre os negociadores para seguir uma linha de ação. Esse acordo, porém, não acorda minúcias estabelecidas no contrato, ainda que seja um avanço nas negociações.
No caso do América, para a assinatura deste memorando, o documento precisa passar pelo jurídico do clube. A diretoria alviverde ainda estuda pendências na proposta e analisa algumas definições, como: origem do recurso financeiro do investidor, forma que será feito o pagamento e outros detalhes.